Ouça e Assista

Tempero da Notícia: governo Lula tenta resistir a ataque especulativo do mercado financeiro

Programa com o jornalista Rodrigo Vianna traz comentários sobre os principais acontecimentos políticos desta semana

Rodrigo Vianna é jornalista desde 1990. Durante sua trajetória, já passou pela Folha de S. Paulo, TV Cultura, Globo e Record - Willians Campos/ Brasil de Fato

Depois de duas intervenções cirúrgicas em função de uma queda no banheiro da presidência, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu alta hospitalar e voltou para Brasília. Resolvidas as questões de saúde, o presidente precisará enfrentar outra dor de cabeça: as ações articuladas do mercado financeiro, que pressionam o governo por um ajuste fiscal ainda mais danoso à população.

:: Ajuste fiscal: impacto ao SUS pode ser trágico ::

Em 2018, os agentes financeiros terceirizaram essa tarefa para Jair Bolsonaro (PL) e seu "Posto Ipiranga", o então ministro da economia, Paulo Guedes. Agora, a pressão é direta no governo federal e pode instalar uma crise no país.

Com o dólar nas alturas, chegando ao recorde de R$ 6,30, o governo precisa combater os ataques especulativos por um lado, e do outro, fazer acenos ao Congresso Nacional, para a aprovação do pacote fiscal elaborado pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

Este é um dos destaques do Tempero da Notícia, programa produzido pelo Brasil de Fato e apresentado pelo jornalista Rodrigo Vianna.

Golpe e ataques especulativos

No meio da queda de braço com o mercado financeiro, o governo também vê sua aprovação popular cair. Segundo pesquisa Datafolha, 35% dos entrevistados avaliam o governo Lula como ótimo ou bom. Já 34% avaliam como ruim ou péssimo.

Outra pesquisa realizada nesta semana questionou brasileiros sobre o risco de um golpe de Estado que seria realizado por generais do Exército e pelo ex-presidente Jair Bolsonaro. Para 43%, o país correu grande risco de um golpe. Outros 17% acreditam que o risco era mediano. Ou seja, grande parte da população acreditou no intento golpista dos militares.

:: Alexandre de Moraes abre mão de férias no STF enquanto aguarda denúncia da PGR sobre golpe ::

Agora, o governo federal precisa ajustar sua comunicação, para fazer chegar à população os avanços da gestão e também para revelar as intenções desse ataque especulativo, que tem em suas raízes, o objetivo de enfraquecer o governo para retirar as chances de uma reeleição de Lula em 2026.

Panela de Pressão

Quem vai para a Panela de Pressão desta semana é o general da reserva do Exército Walter Braga Netto, preso preventivamente por obstrução de justiça, ao tentar interferir na delação premiada do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, Mauro Cid. 

Braga Netto é o primeiro general de quatro estrelas preso pela Justiça Civil. Apesar de outros militares já terem enfrentado a prisão, todos foram indiciados pela própria Justiça Militar.

E os próximos da fila podem ser o general Augusto Heleno e Bolsonaro, que estão sob investigação do Supremo Tribunal Federal (STF) e da Procuradoria Geral da República.

Cafezinho

O Cafezinho vai para o jogador de futebol Vinícius Júnior, que ganhou nesta semana o prêmio de melhor jogador do mundo, entregue pela Federação Internacional de Futebol (Fifa). A premiação não coroa apenas o ano espetacular do brasileiro dentro de campo, mas também sua luta incessante contra o racismo.

Desde a sua chegada ao Real Madrid, na Espanha, Vini sofreu diversos ataques racistas e reagiu sempre com firmeza, por vezes criticada por comentaristas e outros jogadores da liga espanhola.

:: Eles não estão preparados ::

O prêmio de melhor jogador do mundo, que não reconhecia um jogador brasileiro desde 2007, quando o vencedor foi o meio campista Kaká, reforça os esforços de Vini por um mundo melhor dentro e fora dos gramados.

Onde assistir

Tempero da Notícia vai ao ar todas as sextas-feiras, às 20h, no canal do Brasil de Fato no YouTube e na TVT, canal 44.1 – sinal digital HD aberto na Grande São Paulo e canal 512 NET HD-ABC.

Moradores do estado de São Paulo podem acompanhar o programa pela Rádio Brasil Atual (98,9 FM na Capital Paulista e 93,3 FM na Baixada Santista), nos mesmos horários.

Edição: José Eduardo Bernardes