Um policial militar atirou contra um homem de 24 anos, na madrugada desta quarta-feira (25), no Jardim d’Abril, em Osasco, na Grande São Paulo. Não há informações sobre o estado de saúde do jovem, que foi socorrido no Hospital Antônio Giglio, na mesma cidade.
A Polícia Militar foi acionada para liberar uma via, a Rua Eusébio de Paula Marcondes, que havia sido bloqueada por moradores com barricadas. As imagens captadas por uma câmera de segurança no local mostram que uma viatura chega ao local, os policiais descem do carro, e um deles empurra um dos moradores. Na sequência, outro policial aparece com um cassetete nas mãos e bate em outras pessoas.
Logo depois, outra viatura chega com dois policiais. Neste momento, o jovem que foi baleado está filmando a ação, quando um dos agentes o ataca com um cassetete. Ambos saem do campo de visão da câmera, mas é possível ver que outro PM se aproxima e dispara o tiro. O homem foi retirado do local e levado até o hospital com a ajuda dos moradores.
A ocorrência foi registrada no 89º Distrito Policial, no Jardim Taboão. A arma do policial foi apreendida para perícia, e um Inquérito Policial Militar foi instaurado.
Num primeiro momento, a Secretaria da Segurança Pública (SSP) alegou que os policiais teriam sido hostilizados pelos moradores e que a vítima “tentou tomar a arma de um policial, o que levou o militar a intervir”.
Após a divulgação das imagens, a pasta mudou o posicionamento e afirmou que “um homem tentou tirar a arma de um policial, quando outro PM interveio”. Na nota atualizada, a SSP informou ainda que “desvios de conduta não são tolerados pela corporação e todas as medidas cabíveis são tomadas em caso de abuso por parte dos policiais”.
Edição: Geisa Marques