A estrutura de uma ponte na cidade de Feliz, a 80 km da capital gaúcha Porto Alegre, foi arrastada pela correnteza do Rio Caí após temporais nesta quinta-feira (2). A ponte, inaugurada há três meses, havia sido construída como parte da recuperação da área após as enchentes de 2024.
Nove contêineres com estrutura metálica formavam a ponte, que ligava o centro da cidade ao município de Linha Nova e garantia um importante fluxo para os 13,7 mil habitantes de Feliz.
Em Porto Alegre, capital do estado, chuva intensa, raios e ventos fortes também foram registrados desde o dia 1º de janeiro. Cinco bairros ficaram alagados: Centro Histórico, Cidade Baixa, Bom Fim, Floresta e 4º Distrito.
Em pronunciamento em vídeo nas suas redes sociais, o Ministro-Chefe da Secretaria de Comunicação Social (Secom), Paulo Pimenta, responsabilizou o prefeito reeleito, Sebastião Melo, pelos alagamentos. “Se a prefeitura de Porto Alegre não fizer aquilo que é o seu trabalho: limpeza, manutenção, garantia de funcionamento do sistema, toda a chuva que acontecer vai acontecer o que infelizmente, no dia primeiro, de forma lamentável, a população precisou observar e sofrer as consequências. O que a gente lamenta”, afirma Pimenta.
*Com Brasil de Fato RS.
Edição: Nathallia Fonseca