O prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), de 77 anos, ficará afastado do cargo por 15 dias após licença médica solicitada neste sábado (4). Ele foi internado na sexta-feira (3) com insuficiência respiratória causada por pneumonia. Durante o afastamento, o vice-prefeito, Álvaro Damião (União Brasil), assume a administração da cidade.
De acordo com boletim médico divulgado no sábado, Noman segue internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Mater Dei, na capital mineira. O prefeito está sedado e com ventilação mecânica, mas apresenta melhora nos parâmetros respiratórios.
Esta é quarta internação do prefeito em um intervalo de quase 40 dias. Em 19 de dezembro, Noman foi hospitalizado com diarreia e sangramento intestinal, tendo recebido alta quatro dias depois. Em 6 de dezembro, ele havia sido internado com pneumonia e sinusite, permanecendo sob cuidados médicos até o dia 14 do mesmo mês. No dia 1º de janeiro, ele tomou posse do cargo em uma cerimônia virtual por recomendação médica.
A prefeitura informou que o afastamento ocorre com base em atestado médico do dr. Enaldo Melo de Lima. “Nesse período, o vice-prefeito Álvaro Damião assume interinamente o comando da Prefeitura”, segundo a nota oficial.
O quadro de saúde de Noman será reavaliado continuamente, sem previsão de retorno às atividades.
Edição: Martina Medina