Das 175 praias paulistas monitoradas pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), 38 estão impróprias para banho, incluindo praias de Santos, Praia Grande e Guarujá, onde foi registrado um surto de virose nos últimos dias.
Segundo levantamento do g1, entre os dias 1º e 31 de dezembro, o Hospital Municipal de Bertioga registrou 300 casos de virose, cujos sintomas são diarreia, náuseas, vômitos, cólicas e febre. Nas Unidades de Pronto Atendimento do Guarujá, foram 2.064 atendimentos, diante de 1.457 em novembro. Em Santos, foram 2.264 registrados atendimentos nas três UPAs.
A Prefeitura do Guarujá, inclusive, afirmou que o aumento dos casos da doença pode estar relacionado à contaminação do mar por um esgoto clandestino. A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), no entanto, já informou que não encontrou problemas na rede que justifique a contaminação no mar. "O surto de virose não tem relação com a operação da empresa", disse a empresa em nota.
Porém, a Sabesp disse que o Guarujá tem cerca de 45 mil imóveis irregulares, que podem estar despejando esgoto em galerias de águas pluviais, afetando a qualidade das águas. "As redes municipais de águas das chuvas, que devem ser fiscalizadas pela prefeitura, desembocam no mar", apontou a empresa.
Apesar de a Sabesp negar a existência de problemas em sua rede, a deputada federal Erika Hilton (Psol-SP) enviou ofícios à empresa, à Cetesb e à Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, na última sexta-feira (3), cobrando esclarecimentos sobre os casos de virose.
No documento, a parlamentar questiona as medidas adotadas para garantir a qualidade da água. "Os números relatados pela imprensa e autoridades saltam aos olhos, e apesar da existência do aumento típico de viroses em virtude das festas e do turismo de alta temporada no litoral paulista, tudo indica que o que está ocorrendo na região está além do que foi observado e noticiado nos anos anteriores", escreve a parlamentar.
"E uma possível omissão ou falha nos serviços prestados, tanto pela Sabesp e Cetesb, quanto pela Secretaria de Saúde, aponta para a necessidade urgente de apuração de condutas e responsabilidades, além da adoção de medidas corretivas, com o objetivo de proteger a saúde da população e evitar novos surtos", completa.
Para consultar as praias impróprias, basta acessar o site da Sabesp. Confira a lista de praias nesta condição nesta segunda-feira (5):
Ubatuba
Itaguá
Lázaro
Caraguatatuba
Prainha
São Sebastião
Cigarras
São Francisco
Arrastão
Pontal da Cruz
Deserta
Porto Grande
Preta do Norte
Ilhabela
Itaquanduba
Itaguaçu
Portinho
Feiticeira
Praia do Julião
Guarujá
Perequê
Enseada - Av. Santa Maria
Santos
Ponta da Praia
Aparecida
Embaré
Boqueirão
Gonzaga
José Menino - R. Olavo Bilac
José Menino - R. Fred. Ozanam
São Vicente
Milionários
Gonzaguinha
Praia Grande
Aviação
Vila Tupi
Vila Mirim
Maracanã
Real
Balneário Flórida
Mongaguá
Central
Vera Cruz
Santa Eugênia
Itanhaém
Sonho
Balneário Jardim Regina
Edição: Nathallia Fonseca