CULTURA E LAZER

No Recife, bibliotecas públicas têm atividades de férias para crianças, adolescentes e jovens; veja programação

Algumas atividades demandam inscrição presencial, online ou por telefone; são 10 as bibliotecas com atividades

Brasil de Fato | Recife (PE) |
Biblioteca Pública Estadual terá oficinas de arte para crianças inspirada no legado do pernambucano J. Borges - Filipe Jordão/Governo de Pernambuco

Começa nesta terça (7) e segue até o dia 17 a colônia de férias da Rede de Bibliotecas pela Paz, no Recife. Oficinas de circo, confecção de pipas, confecção de luneta com material reciclável, contação de histórias, teatro de bonecos, criação de livros, modelagem com massinha e outras brincadeiras estão acontecendo nas bibliotecas da rede municipal. A colônia de férias é voltada para crianças de 4 a 12 anos.

Leia: Em dois anos, governo Lula entregou 78 obras de educação em Pernambuco

De terça (7) à sexta (10), as atividades acima descritas acontecem nas bibliotecas das seis unidades do Compaz no Recife, nos bairros do Alto Santa Terezinha, Madalena, Cordeiro, Coque, Pina e Ibura. Já na semana seguinte, da terça (14) à sexta-feira (17), as mesmas atividades acontecem nas bibliotecas populares dos bairros de Casa Amarela e Afogados, além da biblioteca digital Joaquim Suassuna, na passarela do Pina.

Brincadeiras e oficinas acontecem no fim da manhã (das 10h às 11h30), para crianças de 4 a 7 anos de idade; enquanto as um pouco maiores, de 8 a 12 anos, participam das atividades no turno da tarde (14h às 16h).

As inscrições das crianças para participar das atividades devem ser feitas na recepção da biblioteca, com a certidão de nascimento da criança, além do CPF, RG e comprovante de residência do responsável. As recepções funcionam das 9h às 17h em todos os equipamentos públicos mencionados, exceto a Biblioteca Digital do Pina, que fica aberta até as 21h. Veja aqui os endereços das nove bibliotecas.

Também tem programação cultural na Biblioteca Pública Estadual (BPE), com atividades para crianças, adolescentes e jovens adultos. Destaque para as oficinas de introdução ao universo criativo do artista pernambucano J. Borges, voltadas para crianças com idades entre 5 e 10 anos. As inscrições devem ser realizadas pelo telefone: 3181-2660.

Leia: Novas tarifas de ônibus na Região Metropolitana do Recife entram em vigor

Nesta quarta (8), às 14h, as atividades são de contação de histórias e uma oficina de produção de carimbos. Na quinta-feira (9), a contação de histórias é acompanhada de uma oficina de confecção de animais de papel. Na semana seguinte, na quarta (15) e quinta-feira (16), acontecem, respectivamente, uma oficina de argila (às 14h) com confecção de peças inspiradas na arte de J. Borges e uma oficina de pintura (às 9h).

Já na segunda (13) e quinta-feira (16), o evento Conexões Jovens tem a jornalista e escritora Maria Anna Martins como facilitadora de uma oficina de escrita criativa voltada para adolescentes e jovens adultos. Os encontros acontecem a partir das 14h, no salão de eventos da Biblioteca Pública. As inscrições devem ser feitas por este formulário online (clique aqui).

A Biblioteca Pública Estadual fica na Rua João Lira, próxima ao Parque Treze de Maio, no bairro de Santo Amaro, centro do Recife. Quem for ao local, também poderá visitar exposições sobre a história de Pernambuco e sobre a história de Louis Braille, o criador do sistema Braille de escrita e leitura para deficientes visuais.

Fonte: BdF Pernambuco

Edição: Vinícius Sobreira