A atriz brasileira Fenanda Torres, premiada com o Globo de Ouro de melhor atriz dramática por sua atuação em Ainda estou aqui (2024), dirigido por Walter Salles, informou nesta quinta-feira (9) ter deixado a cidade de Los Angeles, na costa oeste dos Estados Unidos, devido aos incêndios florestais que atingem a região. "O ar de Los Angeles estava muito ruim. Viemos para um local seguro, totalmente fora do incêndio. Fiquem tranquilos, estou bem", informou a atriz por meio de suas redes sociais.
A cidade está coberta por nuvens cinzas e alaranjadas, além de árvores caídas e várias de suas palmeiras características quebradas devido à força dos ventos, que atingem entre 70 e 145 quilômetros por hora e dificultam o trabalho dos bombeiros.
Os dois maiores incêndios florestais que devastam Los Angeles estão fora de controle e "zero por cento" contidos nesta quinta, apesar de uma grande operação para extingui-los, relataram as autoridades locais.
Pacific Palisades, um subúrbio luxuoso de Los Angeles, é o mais afetado pelo fogo, que desde a manhã da última terça-feira (7). Um incêndio de 6.900 hectares de extensão em Pacific Palisades se tornou "um dos desastres naturais mais destrutivos da história de Los Angeles", disse a chefe dos bombeiros, Kristin Crowley, enquanto outro incêndio de 4 mil hectares em Altadena também está "zero por cento" controlado, disse o chefe dos bombeiros do condado, Anthony Marrone.
Na quarta-feira (8), as autoridades locais informaram que os incêndios florestais deixaram pelo menos dois mortos, vários feridos e cerca de 100 mil pessoas evacuadas. As autoridades alertaram sobre uma severa repressão aos saqueadores que têm como alvo casas vazias depois que dezenas de milhares de residentes foram forçados a fugir.
Os moradores da região também estão sem energia elétrica. Várias escolas foram fechadas e importantes vias da cidade estão bloqueadas. Outro alerta para os residentes é o de ferver água potável devido à contaminação e baixa oferta do recurso, diante da alta demanda para erradicar os focos de incêndio.
Crise climática
Os incêndios atingem o sul e leste da Califórnia, especificamente na Floresta Nacional de Los Angeles, onde teve início na tarde de terça-feira.
Os incêndios em Los Angeles começaram em um ambiente de baixa umidade, justamente quando os ventos de Santa Ana, característicos dessa temporada do ano na Califórnia, avançam com força na região.
As chamas são frequentes no oeste dos Estados Unidos e desempenham um papel importante no ciclo da natureza. Mas os cientistas alertam que a mudança climática, causada pela ação humana, altera os padrões e cria climas extremos, com secas mais prolongadas e intensas, e incêndios mais vorazes e que se propagam mais rapidamente.
*Com AFP
Edição: Leandro Melito