Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • TV BdF
  • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • I
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Opinião
  • DOC BDF
No Result
View All Result
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
No Result
View All Result
Brasil de Fato
Início Internacional

Nas ruas

Após posse oficial, Maduro faz juramento popular e fala em construir ‘Venezuela potência’

Diante de milhares de apoiadores em frente à sede do governo, presidente disse que enfrentou 'guerra psicológica'

10.jan.2025 às 21h41
Enviada especial a Caracas (Venezuela)
Monyse Ravena

Maduro desfilou em carro aberto e discursou para milhares de apoiadores que se reuniram em vários pontos de Caracas - ZURIMAR CAMPOS/Venezuelan PresidencyAFP

Horas depois de tomar posse oficialmente na Assembleia Nacional para um terceiro mandato (2025-2031), o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, e sua comitiva chegaram para o ato em um palco montado em frente ao Palácio Miraflores, sede do Executivo venezuelano, onde uma multidão já o esperava há horas. Entre os apoiadores havia cerca de 2 mil delegados internacionais.

Em seu discurso, o presidente relembrou Hugo Chávez em vários momentos: “Nessa mesma rua, 12 anos atrás, com Chávez já debilitado, jurei lealdade ao comandante e ao povo".

Clique aqui ou na imagem abaixo para acompanhar a cobertura completa


Brasil de Fato acompanha o que está acontecendo na Venezuela / Brasil de Fato/Rafael Canoba

“Hoje superamos o estigma da traição, nós derrotamos a traição. Hoje cumpri como homem do povo e como cidadão a Constituição: às 11h fui juramentado como presidente constitucional da República Bolivariana da Venezuela até 2031", afirmou.

Maduro comentou que 125 delegações de países estrangeiros estão na Venezuela e que houve mobilizações em apoio a sua posse em mais de 300 cidades venezuelanas.

Ele ainda se referiu indiretamente às movimentações da extrema direita que saiu derrtada das eleições de julho do ano passado e, ainda assim, ameaçava intervir na posse do presidente chavista. “Enfrentamos a guerra psicológica incentivada pelos derrotados", disse Maduro.

O presidente ainda fez um juramento simbólico junto com o povo de continuar a construir uma "Venezuela potência" e de construção do socialismo e do poder popular para "combater qualquer conspiração fascista" e defender o direito da Venezuela a paz e ao futuro.

Quem acompanhava Maduro e também falou à multidão foi o controverso presidente da Nicarágua, Daniel Ortega. Ele citou e cumprimentou os enviados especiais da China e da Rússia que acompanharam a posse.

Extrema direita recua

A ultraliberal líder da extrema direita venezuelana, María Corina Machado, publicou um vídeo nesta sexta-feira (10) afirmando que o ex-candidato da Plataforma Unitária, Edmundo González Urrutia, não vai voltar à Venezuela. A fala da ex-deputada vem depois de um mês em que os opositores prometaram estar em Caracas em 10 de janeiro para interferir na cerimônia que empossou Nicolás Maduro como presidente. 

Segundo Machado, "não há garantias de segurança" para que Edmundo esteja na capital venezuelana. Na publicação, a ex-deputada afirmou que é fundamental "garantir a integridade de Edmundo para a derrota final do regime".

Ainda segundo ela, a decisão foi tomada depois que o governo "aumentou a repressão" nos atos desta quinta-feira (9). "Decidimos que não era conveniente que Edmundo tentasse entrar na Venezuela nesta sexta. Foi um pedido meu. A democracia está muito perto. Venezuelanos, Maduro não poderá governar à força", disse.

A decisão anunciada por Machado é um recuo após uma tentativa de mobilização popular e internacional em torno do nome de González e da ideia de intervir na cerimônia de posse.

O ex-candidato da extrema direita fez nos últimos dias uma turnê por países governados pela direita para pedir apoio em uma tentativa de derrubar o governo de Maduro. Ele se encontrou com os presidentes da Argentina, Javier Milei, do Uruguai, Luis Lacalle Pou, e dos Estados Unidos, Joe Biden, em um esforço de mostrar força política para tentar um golpe.

Editado por: Lucas Estanislau
Tags: venezuela
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

Legado

Redução da pobreza e legalização da maconha e do aborto marcaram gestão de Mujica no Uruguai

VIBRA E OUTRAS

Chambriard diz que Petrobras perdeu o controle do preço de combustíveis após privatização de distribuidoras

13 DE MAIO

‘Neste país, ainda é a cor da pele que decide se devemos viver ou não’, diz makota de MG

Luto latino

Chile, Colômbia e Venezuela: líderes latino-americanos prestam homenagem a Mujica

Legado de Pepe

‘Vida coerente e longe dos luxos diferenciou Mujica dos outros políticos do mundo’, diz jornalista uruguaio

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

No Result
View All Result
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Radioagência
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.