Tragédia

Deslizamentos de terra em Ipatinga (MG) deixam ao menos cinco mortos após fortes chuvas

Em apenas uma hora, o município, no interior do estado, registrou 80 milímetros de chuva

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Após a tragédia, a Prefeitura decretou Estado de Calamidade Pública por 180 dias - Corpo de Bombeiros de Minas Gerais

Pelo menos cinco pessoas morreram na região de Ipatinga, em Minas Gerais, devido a deslizamentos de terra causados por temporais que atingiram a região na madrugada deste domingo (12). 

De acordo com o Corpo de Bombeiros, as vítimas encontradas até agora são uma criança de oito anos e quatro adultos. Em uma das ocorrências, no bairro Bethânia, cinco pessoas foram soterradas pela terra, das quais duas morreram e três estão desaparecidas. A terceira vítima, um menino de oito anos, por sua vez, foi encontrado em uma segunda ocorrência. 

As outras duas vítimas são uma mulher de aproximadamente 70 anos e um homem de cerca de 30 anos, encontrados por moradores dos bairros Vila Celeste e Granjas Vagalume. Os corpos de ambos ainda não foram liberados pela Polícia Civil. 

Em apenas uma hora, o município de Ipatinga registrou 80 milímetros de chuva, causando alagamentos, transbordamento de córregos e rios e deslizamentos. Por isso, a Prefeitura decretou Estado de Calamidade Pública por 180 dias e deslocou o estádio Ipatingão para abrigar os atingidos. 

No total, até o momento, o Corpo de Bombeiros recebeu 58 chamados referentes aos danos causados pelas chuvas na região, sendo a maioria envolvendo desabamento e vistoria de risco de desabamento. 

O governador Romeu Zema (Novo) comentou o assunto em um vídeo publicado em suas redes sociais. “Conversei com o prefeito Gustavo [Nunes] e coloquei o estado totalmente à disposição. E, no máximo, até amanhã cedo estarei lá”, disse o governador. “E fica aqui o meu pedido: nesse período de chuva procure locais seguros e conte com o apoio da Defesa Civil”, completou. 

Edição: Douglas Matos