O prazo para se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) começa nesta sexta-feira (17) e segue até 21 de janeiro. Por meio do programa, estudantes podem utilizar as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano passado para tentar vagas em universidades públicas e institutos federais.
Com objetivo de democratizar o acesso, ele não vale para quem zerou a nota na redação e nem para pessoas que fizeram o Enem na condição de treineiras. Pelo Sisu, é possível escolher até duas opções de curso.
Ele vale tanto para vagas de ampla concorrência quanto para aquelas reservadas a políticas de ações afirmativas. O resultado está previso para ser divulgado no dia 26 de janeiro. Assim como em 2024, este ano haverá apenas uma edição do Sisu.
Para se inscrever é preciso acessar o site oficial do programa, no endereço sisualuno.mec.gov.br. O login deve ser feito por meio da conta gov.br. No ato da inscrição é necessário preencher um questionário socioeconômico.
A inscrição é gratuita. Ao realizar o login, o próprio sistema recupera as notas obtidas no Enem. Quem não passar pela seleção ainda terá a chance de disputar uma vaga na lista de espera, mas é necessário manifestar interesse em participar dessa etapa
Vale ressaltar que as escolhas dos cursos podem ser modificadas até o último dia do prazo. A seleção de candidatos e candidatas é realizada com base na nota do Enem e no limite de vagas disponíveis.
Edição: Martina Medina