Período chuvoso

Minas Gerais: chuvas que atingem o estado desde dezembro já causaram 24 mortes

Somente neste domingo (12), 10 óbitos foram confirmados na cidade de Ipatinga

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
No total, 56 municípios estão em situação de emergência e outras quatro decretaram calamidade pública - Defesa Civil da Prefeitura de Dom Silvério-MG

Em Minas Gerais, 24 pessoas morreram devido às fortes chuvas que atingem o estado entre 27 de dezembro e 13 de janeiro, de acordo com o último boletim da Defesa Civil mineira. Até o dia 8 de janeiro, apenas seis dias atrás, eram 11 óbitos.

Somente neste domingo (12), 10 óbitos foram confirmados em Ipatinga. O número pode aumentar, dado que uma vítima ainda está desaparecida entre os escombros de uma casa que veio abaixo após um deslizamento de terra. 

Até agora, os óbitos foram registrados em Ipatinga (10), Santana do Paraíso (1), Uberlândia (1), Ipanema (3), Maripá de Minas (1), Coronel Pacheco (1), Raul Soares (2), Nepomuceno (1), Capinópolis (1), Alterosa (1), Carangola (1) e Tombos (1). 

No total, 56 municípios estão em situação de emergência e outras quatro decretaram calamidade pública: Conceição do Pará, na Região Centro-Oeste, Coronel Fabriciano, no Leste, Nepomuceno, no Sul, e Ipatinga, no Vale do Rio Doce. 

Também 1.497 pessoas já ficaram desalojadas e 279, desabrigadas (com necessidade de abrigo público), do dia 27 de setembro até esta segunda-feira (13). 

O governador Romeu Zema (Novo) prestou solidariedade às vítimas de Ipatinga, o município mais afetado até o momento. “Conversei com o prefeito Gustavo [Nunes] e coloquei o estado totalmente à disposição. E fica aqui o meu pedido: nesse período de chuva procure locais seguros e conte com o apoio da Defesa Civil”, disse em um vídeo publicado em suas redes sociais. Ele havia se comprometido a ir até o local na manhã desta segunda.

Edição: Nathallia Fonseca