Premiação

'Ainda Estou Aqui' é indicado ao Bafta na categoria Melhor Filme de Língua Não Inglesa

Filme brasileiro sobre ditadura militar tem ‘Emilia Perez’ como maior concorrente em premiação inglesa

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
'Ainda Estou Aqui' deu o o Globo de Ouro de Melhor Atriz de Drama para Fernanda Torres - ROBYN BECK/AFP

O filme brasileiro Ainda Estou Aqui (2024) com direção de Walter Salles, estrelado por Fernanda Torres e Selton Mello, foi indicado na categoria Melhor Filme de Língua Não Inglesa no Bafta, que anunciou suas indicações nesta quarta-feira (15).

O longa, que deu a Fernanda Torres o Globo de Ouro de Melhor Atriz de Drama, mostra a luta de Eunice Paiva para esclarecer o desaparecimento do marido, o ex-deputado progressista Rubens Paiva, sequestrado pela ditadura militar brasileira em 1971.

Três milhões de brasileiros já assistiram ao filme, tornando-o o maior sucesso do cinema latino-americano em 2024.

A cerimônia do Bafta será realizada no dia 16 de fevereiro, e é conhecida por ser uma prévia do Oscar, entregue duas semanas depois em Los Angeles, nos Estados Unidos. 

Ainda Estou Aqui concorre com Tudo Que Imaginamos Como Luz (Índia); Emilia Pérez (França); Kneecap (Irlanda); e A Semente do Fruto Sagrado (Alemanha). 

Emilia Perez, o musical sobre a transição de gênero de um traficante mexicano, premiado em Cannes, foi indicado em nove categorias: Melhor Filme; Melhor Filme de Língua Não Inglesa; Melhor Diretor, para Jacques Audiard; Melhor Atriz, para a espanhola Karla Sofia Gascon; Melhor Atriz Coadjuvante para a estadunidense de origem dominicana Zoe Saldaña e para Selena Gomez; Melhor Roteiro Adaptado; Melhor Edição; Melhor Cabelo e Maquiagem; Melhor Trilha Sonora Original; e Melhor Fotografia.

No Globo de Ouro, Emilia Perez recebeu oito premiações, inclusive de Melhor Filme Estrangeiro, categoria na qual concorria com Ainda Estou Aqui.

*Com AFP

Edição: Leandro Melito