luta e memória

MST realiza mobilização nacional com plantio de árvores em homenagem aos militantes assassinados em Tremembé (SP)

Valdir Nascimento e Gleison Barbosa foram mortos a tiros em ataque ao assentamento Olga Benário, no interior paulista

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Plantar árvores é uma forma de homenagear militantes assassinados - Divulgação/MST

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) organiza duas manifestações em memória às vítimas do massacre no assentamento Olga Benário, em Tremembé (SP). Na sexta-feira (17), haverá uma mobilização nacional e no sábado (18), militantes realizarão o ato por Reforma Agrária, Vida e Justiça, na praça Geraldo Costa no Centro de Eventos de Tremembé, das 9 às 12h.  

Para homenagear Valdir Nascimento e Gleison Barbosa, assassinados a tiros, o movimento convoca os militantes e aliados para plantar duas árvores como parte das ações do dia 17. Qualquer pessoa pode participar, plantando duas mudas onde estiver, em um gesto de apoio à luta do movimento e solidariedade às vítimas do ataque. 

De acordo com nota publicada no site do MST, a ação tem o objetivo de denunciar a violência no campo e sair em defesa da vida e dos territórios da Reforma Agrária. 

“O Olga Benário é um assentamento que tem fortalecido a perspectiva da produção de alimentos saudáveis e o cuidado e preservação da Mata Atlântica, que é um dos biomas mais devastados pelo agronegócio”, afirma Claudete Pereira, da direção nacional do movimento.  

Pereira destaca o trabalho de preservação do território que era realizado pelos militantes assassinados. “Ajudaram a formar essa referência em produção de alimentos neste território, e também se dedicaram na conservação e coleta de sementes. Por isso, plantar árvores é sim uma forma de homenagear e guardar a sua memória”, diz.  

O crime aconteceu na noite da sexta-feira (10), quando criminosos chegaram no assentamento, em dez carros e cinco motos. Homens armados atiraram contra 15 militantes do MST que estavam reunidos em um espaço comunitário. Barbosa e Nascimento morreram na hora. Outras seis pessoas foram atingidas por balas e levadas para um hospital em Taubaté (SP). Uma das vítimas passou por cirurgia para a retirada estilhaços de projétil que ficaram alojados em sua cabeça. Seu estado de saúde é considerado grave. 

Serviço 

Mutirão de plantio de árvores em memória de Valdir Nascimento e Gleison Barbosa 
Data: sexta-feira, 17 de janeiro 
Hora: todo o dia
Local: em todo o Brasil 

Ato por Reforma Agrária, Vida e Justiça em solidariedade ao assentamento Olga Benário 
Data: sábado, 18 de janeiro 
Hora: 9 às 12h 
Local: praça Geraldo Costa, no Centro de Eventos, em Tremembé (SP) 

Edição: Nathallia Fonseca