As polícias civil e militar e o Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) realizam nesta quarta-feira (15) mais uma etapa da Operação Torniquete, desta vez no Complexo do Alemão, na zona norte. O alvo da ação é a chamada “Caixinha do Comando Vermelho”, um esquema de lavagem de dinheiro e financiamento da facção criminosa. A chegada das forças de segurança foi marcada por intenso tiroteio.
Segundo o MPRJ, o objetivo da operação é o cumprimento de 14 mandados de prisão. Até o momento, houve registro de quatro feridos, sendo um PM do Batalhão de Operações Especiais (Bope), e três mortos, que segundo a polícia seriam suspeitos, e 12 presos.
Os alvos foram denunciados à justiça pelos crimes de organização criminosa e lavagem de dinheiro, relacionados ao tráfico de drogas e ocultação de valores ilícitos em mais de 4.888 operações financeiras, totalizando R$ 21.521.290,38. Segundo a investigação, os valores arrecadados pela "caixinha" são utilizados para financiar compra de armamento, expansão territorial, pagamento de propinas, entre outros.
“O sistema funciona por meio de taxas cobradas mensalmente de líderes de pontos de venda de drogas nas comunidades dominadas pela facção. Em troca, os responsáveis pelas bocas de fumo têm acesso à marca da organização, fornecedores de entorpecentes, suporte logístico e apoio bélico”, detalhou o MPRJ, em nota à imprensa.
Os mandados foram expedidos pela 1ª Vara Criminal Especializada e estão sendo cumpridos, além do Alemão, em Bangu, Jacarepaguá, Engenho da Rainha, Nova Iguaçu, Ramos, Copacabana, Cordovil, Santo Cristo e no Instituto Penal Vicente Piragibe. Também há mandados nos estados da Bahia e Paraíba.
Barricadas
Além de tiroteio, traficantes ergueram barricas e jogaram óleo no asfalto para dificultar o acesso dos policiais e impedir o avanço de veículos blindados. Um vídeo mostra o momento em que um blindado escorrega na ladeira e quase atropela um morador. O veículo desgovernado atingiu três carros e uma moto.
A Secretaria de Segurança investiga se houve vazamento da operação. Na noite de terça (14), mensagens que circularam nos celulares de moradores do Complexo do Alemão alertavam que haveria movimentação policial cedo.
Simplesmente em todo Instagram o vídeo do caveirão do BOPE voltando de ré na ladeira do complexo do Alemão. Bandidos do comando vermelho largaram o óleo. pic.twitter.com/dKa9FBMErz
— Sol Beatric 🌞🦂🍑 (@LollaBeatric) January 15, 2025
Fonte: BdF Rio de Janeiro
Edição: Clívia Mesquita