As fortes chuvas que atingem o litoral de Santa Catarina durante esta quinta-feira (16) levaram ao menos cinco municípios a decretarem situação de emergência: Balneário Camboriú, Camboriú, Governador Celso Ramos, Tijucas e Itapema. Até as 18h18, A Defesa Civil do estado havia contabilizado 80 pessoas desabrigadas, de acordo com o site G1. Não há informações sobre feridos, mortos ou desaparecidos. Em Itajaí, há ocorrências, mas o município não decretou emergência.
Florianópolis teve vários pontos de alagamento, como a avenida Beira-mar, a rodovia SC-401, no norte da ilha, e a SC-405, no sul. Na região do Continente, um ônibus chegou a tombar em uma curva de acesso à BR-282. Quinze passageiros foram retirados do veículo, sem feridos graves. A água também invadiu o Hospital Infantil Joana de Gusmão, mas a situação já está controlada.
De acordo com a Defesa Civil do estado, o volume de água foi intenso, especialmente no Baixo Vale do Itajaí e na Grande Florianópolis. Cidades como Tijucas (280 mm de precipitação), Camboriú (176 mm), e Florianópolis (153 mm) registraram somente hoje até 70% da chuva esperada para todo o mês de janeiro.
Por causa da intensidade dos eventos climáticos, a Secretaria Estadual de Defesa Civil emitiu alerta à população, destacando os riscos de alagamentos, enxurradas, deslizamentos, quedas de árvore e os consequentes danos à infraestrutura, como eventuais interrupções no fornecimento de energia elétrica.
Segundo a central de monitoramento da Defesa Civil, Itajaí, no litoral norte catarinense, foi um dos municípios mais afetados. O município registrou alagamentos em vários bairros e 14 vias foram afetadas, com alguns pontos interditados. O número de residências danificadas ainda está sendo contabilizado.
A tempestade agravou a situação em áreas de encosta e regiões propensas a alagamentos. Segundo a prefeitura, entre a madrugada e a tarde desta quinta-feira, agentes da Defesa Civil municipal atenderam a 35 ocorrências relacionadas às consequências das chuvas, incluindo sete deslizamentos. No total, 20 pessoas e um animal precisaram ser socorridas.
O município de Camboriú também foi afetado pelas enxurradas. Várias vias e bairros foram alagados, e houve dois deslizamentos de terra que atingiram residências no bairro Conde Vila Verde, sem vítimas.
A previsão indica que a chuva deve continuar pelas próximas horas. Diante disso, a Universidade Federal de Santa Catarina decidiu suspender todas as atividades presenciais nesta quinta e sexta-feira.
Edição: Nicolau Soares