O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) realiza, neste sábado (18), o ato de solidariedade Por Reforma Agrária, Vida e Justiça!, das 9 às 12h, na praça Geraldo Costa, Centro de Eventos de Tremembé (SP). A atividade terá café da manhã e plantio de árvores.
A manifestação é uma resposta ao ataque violento que resultou na morte de dois militantes do movimento, Valdir do Nascimento de Jesus e Gleison Barbosa de Carvalho, assassinados a tiros na noite da última sexta-feira (10) no assentamento Olga Benário, em Tremembé. Outras seis pessoas foram atingidas por balas e levadas para um hospital em Taubaté (SP), uma delas em estado grave.
De acordo com a nota publicada no site do MST, a mobilização tem como objetivo honrar as vítimas do ataque, defender a reforma agrária popular, a proteção da vida nas áreas rurais e a justiça para as famílias afetadas.
Criado em 2006, o assentamento Olga Benário é apontado pelo movimento como um exemplo de recuperação de área degradada e de prática agroecológica, com sistemas agroflorestais que integram hortaliças, árvores frutíferas e práticas como coleta de sementes florestais e adubação verde.
Cerca de 50 famílias trabalham com agricultura familiar diversificada, produzindo mandioca, cana-de-açúcar, hortaliças, pecuária e alimentos para o mercado local e para subsistência. Quando chegaram na área, o solo estava esgotado devido ao cultivo de eucaliptos na região. Agora, com a área recuperada e produzindo alimentos, os moradores sofrem com a pressão da especulação imobiliária que avança sobre os assentamentos da região, aponta o MST.
O massacre no Olga Benário foi o primeiro atentado registrado no local, mas, de acordo com informações do movimento, há outros casos de boletins de ocorrência por ameaças e episódios de violência, como disparos contra um militante e incêndio de uma casa no assentamento Luís Carlos Prestes, em Taubaté (SP), município vizinho de Tremembé.
“Com este ato, o MST busca justiça que envolve não somente o ataque ao assentamento Olga Benário, mas também na resolução da situação da reforma agrária no país, pois a ausência de avanços concretos nesse tema contribui para a ocorrência de situações como essas, aumentando a violência no campo contra os trabalhadores sem terra”, informa o movimento, em nota publicada no site.
Programação
9h - Café e acolhida
9h30 - Mística
10h - Abertura do ato político
11h - Plantio das árvores
11h45 - Encerramento
Serviço
Ato Por Reforma Agrária, Vida e Justiça!
Data: sábado, 18 de janeiro de 2015
Horário: 9h às 12h
Local: praça Geraldo Costa, no Centro de Eventos de Tremembé (SP)
Edição: Martina Medina