O presidente iraniano, Masoud Pezeshkian, chegou a Moscou nesta sexta-feira (17) para uma visita oficial e reunião bilateral com o presidente russo, Vladimir Putin. Durante o encontro, os líderes assinaram um acordo de parceria estratégica abrangente em várias áreas da relação bilateral, com ênfase em economia, defesa e segurança.
O acordo de parceria estratégica assinado com o Irã é um documento de estreitamento de cooperação em várias áreas, semelhante aos acordos que a Rússia possui com países como China, Índia, Venezuela, e países da Ásia Central.
Putin disse que a atual visita de Pezeshkian à Rússia é de particular importância, pois todas as áreas de cooperação serão discutidas durante o encontro.
"Estamos trabalhando nisso há muito tempo e estou muito satisfeito que este trabalho esteja concluído. Isso é importante porque nos dará a oportunidade de dar um impulso adicional a praticamente todas as áreas da nossa cooperação", disse o presidente russo durante uma entrevista coletiva após conversas com o líder iraniano.
O documento assinado pelos chefes de Estado substituirá o desatualizado tratado de 2001, sendo que o trabalho para o novo acordo está sendo costurado desde 2022.
Entenda os principais pontos do acordo
Entre os principais pontos do acordo, Rússia e Irã concordaram em "apoiar o comércio e a cooperação econômica em todas as áreas de interesse mútuo e cooperar estreitamente na realização de exercícios militares conjuntos".
O documento também destaca que "se uma das partes for submetida a agressão, a outra não deverá prestar assistência ao agressor que contribua para a continuação da agressão". "A Rússia e o Irã não permitem que seus territórios sejam usados para apoiar movimentos separatistas que ameacem sua integridade territorial", diz o acordo.
Outro destaque do acerto entre Putin e Pezeshkian diz respeito à luta contra o terrorismo internacional e a recusa de se juntar à aplicação de sanções de países terceiros contra a Rússia ou Irã.
"A Rússia e o Irã cooperam na luta contra o terrorismo internacional e outros desafios e ameaças; os países pretendem opor-se à utilização de medidas coercivas unilaterais e consideram a sua introdução um ato internacionalmente ilícito. Moscou e Teerã se absterão de se unir a terceiros países em sanções entre si e garantirão a não aplicação de medidas coercitivas unilaterais", diz o documento.
A parceria estratégica entre os dois países também inclui projetos em um gasoduto para transportar gás da Rússia para o Irã a ser instalado através do território do Azerbaijão. Foi relatado que as conversações para este projeto estão na etapa final. Além disso, a Rússia e o Irã declararam o interesse em "projetos conjuntos no campo da energia nuclear pacífica, incluindo a construção de instalações de energia nuclear".
Edição: Leandro Melito