Pelo menos 77 pessoas morreram e 25 ficaram feridas em uma explosão de um caminhão-tanque no estado do Níger, na Nigéria (importante frisar que não foi no país chamado Níger). O acidente ocorreu neste sábado (18) e também causou o incêndio em diversas casas e edificações.
De acordo com a rede nigeriana Channels Television, as vítimas de ferimentos foram levadas para diversos hospitais na cidade de Suleja e no distrito de Wuse, regiões que ficam próximas do local do desastre.
Uma testemunha ocular relatou ao site nigeriano Vanguard News que o acidente ocorreu quando um caminhão, carregado com gasolina, capotou. A imprensa local relata também que a maioria das vítimas são jovens e mulheres que tentavam coletar combustível do veículo após o acidente.
“Enquanto a coleta continuava, houve uma forte explosão do caminhão-tanque, que imediatamente resultou em um incêndio que engolfou os coletores e os dois veículos", disse a testemunha ao veículo de imprensa local.
Em comunicado, o governador do estado do Níger, Mohammed Umaru Bago, descreveu o incidente como "preocupante, de partir o coração e lamentável".
Bago também pediu que todos os ministérios, departamentos e agências relevantes fizessem o necessário para conter as chamas, atender às vítimas e garantir a segurança na área.
O ministro de Estado de Recursos Petrolíferos, senador Heineken Lokpobiri, ordenou à Autoridade Reguladora de Petróleo de Médio e Baixo Curso da Nigéria que investigue o acidente.
Ainda não se sabe se a explosão foi causada por falha humana ou mecânica. De acordo com o jornal The Nation Newspaper, Lokpobiri também pediu uma parceria sustentada entre as partes envolvidas para evitar novos acidentes dessa natureza.
Segundo a imprensa local, a tragédia serve como um lembrete dos perigos potenciais representados pelos caminhões-tanque de combustível nas estradas nigerianas. Localizado na região centro-norte do país, o Níger é o estado com maior território da Nigéria.
Edição: Raquel Setz