Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • TV BdF
  • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • I
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Opinião
  • DOC BDF
No Result
View All Result
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
No Result
View All Result
Brasil de Fato
Início Geral

Direito ao futuro

Brasília (DF) recebe 2ª ‘Marsha’ Nacional pela Visibilidade Trans no dia 26 de janeiro

'Vida, direitos e futuro para a população trans' é tema da edição; programação também conta com seminários no Congresso

19.jan.2025 às 12h00
Brasília (DF)
Bianca Feifel

"8 de março deve servir para que nós percebamos como a sociedade atual oprime e explora todas as mulheres trabalhadoras, ainda que de maneiras diferentes a partir de nossas próprias diferenças" - Foto: Vanessa Tutti

Brasília será palco da 2ª Marsha Nacional pela Visibilidade Trans, no dia 26 de janeiro. Com concentração em frente ao Congresso Nacional, a partir das 13h, pessoas trans de todo o país vão marchar em defesa do tema deste ano: “Vida, direitos e futuro para a população trans”. A cantora e atriz Linn da Quebrada é uma das atrações artísticas confirmadas para o ato. 

Para Kaleb Giulia Salgado, coordenador do Instituto Brasileiro de Transmasculinidades (Ibrat) no DF, o tema deste ano traz uma nova virada do movimento trans. "A gente não quer mais só lutar por visibilidade, queremos o direito ao futuro, à dignidade, à vida", diz Kaleb.

"Não queremos mais apenas ser vistos. Enquanto bodes expiatórios e pânico moral da extrema direita, já somos bastante vistos. Agora, a questão é lutar para continuar existindo e evidenciar nossa excelência como movimentadores da cena cultural, além de nossa contribuição para a luta pelos direitos humanos de forma geral", destaca.

Organizada pela Associação Nacional de Travestis e Transsexuais (Antra) e pelo Ibrat, a Marsha faz parte de uma programação em celebração à visibilidade trans em Brasília, que também conta com seminários no Congresso e outras atividades políticas.  

A 'Marsha' recebe essa grafia em homenagem à ativista Marsha P. Johnson, ativista trans negra, artista e profissional do sexo, que foi uma das figuras mais proeminentes do movimento pelos direitos LGBTQIA+ nas décadas de 1960 e 1970, em Nova York.

Reivindicações 

Entre as pautas do movimento, está a defesa das infâncias e juventudes trans: “por um futuro vivível”. O grupo exige pleno acesso aos cuidados em saúde para crianças trans e a inclusão de medidas específicas para a proteção dessa população no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). “Buscamos uma transição social segura, comprometidos com a proteção integral de crianças e jovens trans”, destacam as organizações.

A mobilização também defende a quebra de estigmas e a garantia de um envelhecimento saudável, seguro e digno para pessoas trans. “É crucial superar as baixas expectativas impostas à população trans, sobretudo aquela atingida pelo cruzamento entre o racismo e a transfobia”, afirmam. 

Além disso, o grupo clama por justiça, memória e reparação para as pessoas trans que sobreviveram às ações policiais e perseguição durante a ditadura militar no país. 

Há 15 anos, o Brasil lidera o ranking mundial de assassinato de pessoas trans. Por isso, o fim dos transfeminicídios é uma das reivindicações da 2ª Marsha. “Chega de genocídio trans e prostituição compulsória! Queremos direitos isonômicos”, cobra o grupo. 

O direito à saúde transespecífica no Sistema Único de Saúde (SUS) também é uma das pautas da mobilização nacional pela visibilidade trans. O movimento exige a ampliação de ambulatórios especializados, cirurgias de afirmação de gênero e o fim de práticas discriminatórias.

O novo dossiê da Antra, com dados inéditos sobre a população trans no Brasil, será lançado no dia 27 de janeiro, às 18h, na Câmara dos Deputados. No mesmo dia, haverá um seminário sobre transmasculinidades negras, às 10h. Pela tarde, às 14h, ocorre o seminário “Representação e Representatividade Transpolítica”.

Ainda na segunda-feira (27), haverá uma atividade no Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania (MDHC) em homenagem ao Dia Nacional da Visibilidade Trans. 

Confira a programação completa:

25 de janeiro (sábado) 

Reunião da Organização da MarshaTransBR + Café com Aliades + Seminário sobre Direitos Trans

26 de janeiro (domingo)

13h | Concentração em frente ao Congresso Nacional na Marsha Pela Visibilidade Trans

Palco com shows e apresentações artísticas 

27 de janeiro (segunda-feira)

10h-12h | Seminário Transmasculinidades Negras

14h | Seminário “Representação e Representatividade Transpolítica” na Câmara dos Deputados

17h | Atividade pelo Dia nacional da Visibilidade Trans no MDHC com a Secretaria Nacional LGBTQIA+ e Conselho Nacional LGBTQIA+

18h | Lançamento Dossiê ANTRA 

20h | Encerramento 

Editado por: Rafaela Ferreira
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

AGRICULTURA FAMILIAR

STF suspende despejo de 500 famílias solicitado pela Suzano no Maranhão

Segue sem acordo

Sem citar provas, Gilmar Mendes critica ONGs na retomada das audiências de conciliação sobre marco temporal

EDUCAÇÃO

Enem 2025: saiba critérios para pedir isenção da taxa de inscrição

MONITORAMENTO

Apesar da redução, desmatamento ainda ameaça futuro da Mata Atlântica

5ª edição

‘Foi gigante em todos os sentidos’: dirigente do MST comemora sucesso da Feira da Reforma Agrária em SP

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

No Result
View All Result
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Radioagência
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.