EDUCAÇÃO E POLÍTICA

UFPE oferta curso de extensão online e gratuito sobre neofascismo no Brasil

Aulas são remotas; objetivo é envolver pessoas interessadas em debater estratégias para “ampliar a democracia” no Brasil

Recife (PE) |
Manifestantes da extrema-direita brasileira reproduzem símbolos da extrema-direita estadunidense, inclusive simbologias ligadas à movimentos de supremacismo branco - Guilherme Gandolfi

Estão abertas as inscrições para o curso de extensão “Neofascismo e Realidade Brasileira”, ofertado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O curso é gratuito e fornece certificado de 48 horas (24 horas de aulas síncronas e 24 horas de estudos e orientações assíncronas). A formação é aberta para membros da comunidade universitária da UFPE e também para o público externo, mas haverá priorização de perfis devido ao limite de vagas. As inscrições ficam abertas até o dia 24 de janeiro.

Para estudantes e servidores da UFPE, as inscrições devem ser realizadas pelo sistema de gestão de atividades acadêmicas (Sigaa UFPE, clique aqui). Já o público externo deve acessar o Sigaa com o login da plataforma gov.br. As prioridades para o público interno será dada aos docentes e discentes da graduação e pós-graduação em Serviço Social. Já para o público externo, terão prioridade os militantes e dirigentes de movimentos populares, sindicais e demais organizações ligadas à luta dos trabalhadores.

Sob coordenação do professor e doutor Eduardo Mara, do departamento de Serviço Social da UFPE, as aulas síncronas serão realizadas quinzenalmente, às segundas-feiras, em seis etapas, sempre às 19h, tendo início no dia 3 de fevereiro. Na primeira aula, ministrada pelo professor e sociólogo Armando Boito Junior (Unicamp), será abordada a ascensão dos movimentos fascistas como derrota estratégica das classes trabalhadoras e das crises tanto nos movimentos da classe trabalhadora como no interior da classe dominante. Veja os detalhes da programação aqui.

O curso segue no dia 17 de fevereiro, com As lições de Gramsci e Togliatti sobre o fascismo (prof. Marcos Del Royo, UNESP); 10 de março, com o racismo estrutural e fascismo na formação social brasileira (prof. Iyalê Tahirine); 24 de março, com Neofascismo e autocracia burguesa no Brasil (prof. Marcelo Badaró Mattos, UFF); no dia 7 de abril, com Neofascismo e cultura da crise no Brasil (prof. Elizabeth Mota, UFPE); e se encerra no dia 28 de abril, com A luta contra o neofascismo e os desafios da esquerda na atualidade (prof. Eduardo Mara, UFPE). Parte das aulas será disponibilizada online, no canal “Rondó da Liberdade” no Youtube. Mais informações pelo e-mail [email protected].

Fonte: BdF Pernambuco

Edição: Vinícius Sobreira