Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • TV BdF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • I
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Opinião
  • DOC BDF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Internacional

Vestiu a carapuça

Netanyahu sai em defesa de Musk sobre gesto que remete à saudação nazista: ‘Grande amigo de Israel’

Musk foi alvo de protestos na fábrica da Tesla em Berlim que associam seu gesto com o praticado em por Adolf Hitler

23.jan.2025 às 17h48
São Paulo (SP)
Redação

Benjamin Netanyahu foi acusado de prolongar guerra contra o Hamas para permanecer no poder e escapar de processos por corrupção - WOJTEK RADWANSKI/AFP

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, saiu em defesa do bilionário Elon Musk na discussão sobre o gesto que ele fez na posse de Donald Trump, que remete à saudação nazista e gerou uma onda de críticas ao empresário.

“Elon é um grande amigo de Israel”, publicou Netanyahu no X, mídia social de propriedade de Musk,  acusada de disseminar o antissemitismo e outras formas de racismo desde que ele a assumiu em 2022.

Durante seu discurso após a posse de Trump como presidente dos EUA na segunda-feira (20), Musk bateu com a mão direita no peito, com os dedos abertos, e estendeu o braço direito em uma diagonal para cima, com os dedos juntos e a palma da mão voltada para baixo.

Em protesto, ativistas europeus projetaram na noite de quarta-feira (22) a imagem de Musk com o braço levantado na fachada de uma fábrica da Tesla, empresa automotiva fundada pelo empresário, em Berlim, fazendo o gesto similar ao dos seguidores de Adolf Hitler.


Ato de protesto das organizações europeias na Tesla, fundada por Musk, visa “combater o braço comercial do fascismo” / Led By Donkeys/X

Além do gesto de Musk, foi projetada a palavra “Heil” – que era usada como um grito clássico dos nazistas para saudar a imagem de Hitler – ao lado do logotipo da Tesla, formando a frase “Heil Tesla”. O protesto foi realizado organizações britânica Led By Donkeys (Liderados por Burros, em tradução livre) e alemã Zentrum für Politische Schönheit (Centro para a Beleza Política). 

“Compre um tesla, apoie o fascismo”, escreveu a Led By Donkeys na rede social X. As organizações, que têm um histórico de atos contra Musk, afirmaram que seu ato tem como objetivo “combater o braço comercial do fascismo”. “O homem mais rico do mundo está promovendo a extrema direita na Europa. Não compre um Tesla”, declararam.

Philipp Ruch, fundador do Zentrum für Politische Schönheit, disse à AFP que Musk fez uma saudação semelhante à que “os neonazistas americanos praticaram durante anos”.

O jornal israelense Haaretz descreveu o gesto de Musk como "uma saudação romana, uma saudação fascista mais comumente associada à Alemanha nazista".

Musk se manifestou sobre o episódio na rede social de sua propriedade, ironizando as críticas. “Francamente, eles precisam de truques sujos melhores. O ataque 'todo mundo é Hitler' está muito cansado”.

Defesa de Israel

Apontado como o principal responsável pelo genocídio da população palestina na Faixa de Gaza e com um pedido de prisão por crimes de guerra emitido pelo Tribunal Penal Internacional (TPI), Netanyahu mencionou a visita de Musk a Israel após o ataque do Hamas em 7 de outubro de 2023. Essa viagem ocorreu após uma discussão paralela em que o executivo-chefe da Tesla foi acusado de antissemitismo.

Na época, Musk endossou uma postagem acusando os judeus de “ódio contra os brancos”, chamando-a de “a verdade real”. Mais tarde, ele se desculpou.

Durante a visita de novembro de 2023, Musk visitou um kibutz atacado pelo Hamas ao lado de Netanyahu e se encontrou com o presidente israelense Isaac Herzog, que lhe disse que ele tinha “um grande papel a desempenhar” no combate ao antissemitismo.

*Com AFP

Editado por: Leandro Melito
Tags: elon musknetanyahu
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

CINEMA

Crianças da Vila das Torres, em Curitiba, lançam curta sobre sonhos e barreiras do cinema periférico

Habitação

Governos federal e estadual anunciam novo plano para favela do Moinho: ‘Se houver violência, acordo fica inviabilizado’

Genocídio

Câmara de SP cancela evento dos 77 anos da tragédia palestina em meio a aumento de mortes em Gaza

AGROECOLOGIA E LUTA

Com arte e alimentos saudáveis, Minas Gerais participou da 5º Feira Nacional da Reforma Agrária

São Paulo

‘A gente só é ouvido quando fecha a linha do trem’: governo federal coleta relatos de violência na favela do Moinho

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.