ATENÇÃO!

Defesa Civil de SP envia alerta sobre fortes chuvas na capital: 'Mantenha-se em local seguro'

Poucos minutos depois do início da tempestade, já havia pontos de alagamento em São Paulo

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Na Pompeia, Zona Oeste da capital paulista, há vários pontos de alagamento - Divulgação/Rodrigo dos Santos

A Defesa Civil de São Paulo emitiu, pela primeira vez, um alerta severo atentando para as fortes chuvas que atingem a capital na tarde desta sexta-feira (24). O aviso chegou na tela do celular de diversos usuários de smartphones, alertando para que as pessoas se mantenham em lugar seguro.  

A chuva teve início por volta das 15h30 e chegou acompanhada de fortes rajadas de vento. Poucos minutos depois, por volta das 16h, já havia pontos de alagamento na capital, com pessoas ilhadas dentro dos carros.


O alerta da Defesa Civil chegou na tela dos celulares dos usuários / Divulgação

Um vídeo enviado por um metroviário mostra a água invadindo a estação de metrô Jardim São Paulo,na linha azul, na região de Santana, zona norte da capital. 

Outro vídeo mostra uma parte do teto do shopping Center Norte desabando. De acordo com um comunicado emitido pela equipe do Center Norte, não há pessoas feridas. "O Shopping Center Norte informa que as fortes chuvas desta tarde provocaram vazamento e isolamento de algumas áreas pelo empreendimento", diz o informe.

Em Pompeia, Zona Oeste da capital, também há ruas alagadas e o trânsito está prejudicado. Na região central da cidade, há muitos pontos de alagamento, com carros parados e vias intransitáveis.

No site da Defesa Civil, a publicação mais recente, de 20 de janeiro, informa sobre a previsão do tempo, "típica de verão, com calor intenso e pancadas de chuva isoladas". Ainda não há informações sobre vítimas. 

De acordo com o Instituto de Pesquisas Meteorológicas (IPMet), vinculado à Universidade Estadual Paulista (Unesp), há previsão de pancadas de chuva isoladas nos períodos da tarde e noite em todo o estado de São Paulo para os próximos dias. 

O Brasil de Fato traz atualizações a qualquer momento.

Edição: Martina Medina