CENTRO DE CONVENÇÕES

Pernambuco recebe 14ª Bienal da UNE, que promete reunir até 10 mil estudantes de todo o Brasil

Centro de Convenções, na fronteira entre Olinda e Recife, se prepara para receber a 14ª Bienal de Cultura da UNE

Recife (PE) |
A atual presidenta da UNE é a pernambucana Manuella Mirella, estudante de Engenharia Ambiental - União Nacional dos Estudantes

Na próxima quarta-feira (29), tem início a 14ª Bienal da União Nacional dos Estudantes (UNE), que este ano acontece no Centro de Convenções, em Olinda. A entidade representativa dos estudantes universitários do Brasil espera receber cerca de 10 mil jovens de todo o país. Parte das atividades acontecem no Recife Antigo. O evento, que tem como tema “a rua é o nosso palco principal”, segue por cinco dias, até o próximo domingo, 2 de fevereiro.

A Bienal de Cultura será realizada simultaneamente e em conjunto com o 16º Conselho Nacional de Entidades de Base (Coneb), que reúne Diretórios Acadêmicos (DAs) e Diretórios Centrais de Estudantes (DCEs) de universidades de todo o Brasil. O evento reúne, além da UNE, a Associação Nacional de Graduandos e Pós-graduandos (ANPG) e a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes). Além das atividades artísticas e culturais, o encontro promove debates, seminários, mostras de trabalhos acadêmicos e outras atividades.

Leia: Patrimônio Cultural do Recife, Som na Rural completa 15 anos sem patrocínios e com 2025 incerto

Governo Federal busca interessados em abrir três canais de TV em Pernambuco, além de 41 rádios

Diariamente as atividades começam às 9h, com opções de atividades culturais e artísticas (como oficina de grafite, de batalha de rima, capoeira, vogue, oficinas de arte circense) e políticas - com debates sobre taxação das grandes fortunas; integração regional; o papel da ciência e tecnologia na garantia da soberania nacional; importância do Sistema Único de Saúde (SUS); mostra científica; hackaton e outros.

A mostra de música acontece no turno da noite, no Cais da Alfândega, no Recife Antigo. Há ainda mostras de artes visuais, audiovisual e fotografia. O evento homenageia representantes de diferentes formas de expressão artística: Lia de Itamaracá (dança e música); os 30 anos do disco Da Lama ao Caos, de Chico Science e Nação Zumbi (música); Miró da Muribeca (poesia); Evandro Teixeira (fotografia); Tamikuã Txihi (artes visuais); e o Cinema São Luiz (cinema/equipamento cultural).

As inscrições para apresentar trabalhos artísticos ou científicos já se encerraram. Mas a inscrição de participantes segue disponível por formulário online (link aqui).

Leia também: UFPE oferta curso de extensão gratuito sobre neofascismo no Brasil

Ano Novo, velhos problemas: repensando o financiamento do transporte público coletivo

O sábado (1º) é de plenária final do Coneb, no Geraldão, e de mostra de música em Olinda. O domingo (2) é no museu Cais do Sertão, no Recife Antigo, com um manifesto em defesa do passe livre, seguido de atividades culturais e uma celebração do Homem da Meia Noite.

Estão confirmados nomes como a cineasta Vera Egito, a mestra de coco e yalorixá Mãe Beth de Oxum, o cantor Silvério Pessoa, a artista visual Tamikuã Txihi, o produtor cultural Roger de Renor, a comunicadora Ivana Bentes, o ator Amir Haddad, a poeta pernambucana Cida Pedrosa (ganhadora do Prêmio Jabuti e colunista do Brasil de Fato), o fotógrafo Edgar Kanaykô, a atriz e produtora Ana Petta e outros.

A primeira Bienal da UNE aconteceu em Salvador (BA), em 1999, circulando por algumas cidades brasileiras, inclusive Olinda e Recife (2013). Grandes nomes da arte e cultura brasileira já passaram pelos eventos culturais da UNE, como Alceu Valença, Nação Zumbi, J. Borges, Ariano Suassuna, Gilberto Gil, Tom Zé, Leci Brandão, Pitty, Racionais MC’s, Emicida, Criolo e outros.

Leia também: Como o Recife abriu mão da maior política de participação popular de sua história

PT mantém espaço na gestão e João Campos garante mais um petista na Câmara de Vereadores

Pesqueira (PE) tem líder indígena prefeito, sindicalista na vice e Câmara 40% indígena

Confira a programação da 14ª Bienal da UNE:

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A post shared by União Nacional dos Estudantes (@uneoficial)

Fonte: BdF Pernambuco

Edição: Vinícius Sobreira