Cinquenta e cinco por cento dos britânicos pensam que seu país deveria voltar à União Europeia (UE), enquanto apenas 30% acreditam que tomou a decisão correta ao deixá-la, ao completar cinco anos do Brexit, segundo uma pesquisa publicada nesta quarta-feira (29).
Um referendo organizado no Reino Unido em 23 de junho de 2016, no qual 51,9% dos eleitores apoiaram o Brexit, levou à saída britânica da UE, que se concretizou em 31 de janeiro de 2020.
Cinco anos depois, menos de um terço dos britânicos acredita que o Brexit foi algo bom, segundo uma pesquisa do instituto YouGov, realizado em uma mostra de 2.225 pessoas, que significaria o nível mais baixo registrado desde o referendo.
Entre os britânicos que votaram a favor do Brexit, um de cada seis (18%) acredita que a saída da UE foi um erro.
Entre os jovens maiores de 18 anos que não conseguiram votar no referendo de 2016, por serem menores de idade, uma grande maioria (75%), mostrou na pesquisa sua discordância com a saída da UE.
Após chegar ao poder em julho, o primeiro-ministro trabalhista Keir Starmer, que votou a favor da permanência do Reino Unido na UE em 2016, prometeu "reiniciar" as relações com a UE e chegou a realizar em outubro passado uma visita à sede da UE em Bruxelas, a primeira de um primeiro-ministro britânico desde 2020. Até o momento, no entanto, Starmer descarta o retorno do Reino Unido ao bloco europeu.
*Com AFP