Pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta segunda-feira (3) aponta que o atual presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), lidera as intenções de voto em todos os seis cenários projetados para o primeiro turno. Ele se mantém à frente de todos os outros nomes em porcentagens que variam entre 28% e 33%.
O levantamento colocou na disputa o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), o cantor sertanejo Gusttavo Lima (sem partido), o coach Pablo Marçal (PRTB), o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL), o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), e o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil).
Não há menção ao nome de Jair Bolsonaro (PL) em nenhum dos cenários porque o ex-presidente está inelegível desde 2023. De acordo com decisão do Tribunal Superior Eleitoral, ele não pode concorrer em nenhum pleito por oito anos, por abuso de poder político e uso indevido de meios de comunicação.
Em um primeiro cenário da pesquisa, Lula marca 30% das intenções de voto, seguido por Tarcísio de Freitas (13%), Gusttavo Lima (12%) e Pablo Marçal (11%). Outros nomes como Ciro Gomes (9%), Romeu Zema (3%) e Ronaldo Caiado (3%) também aparecem.
Uma segunda projeção - sem Tarcísio de Freitas e com Eduardo Bolsonaro na lista - também mostra o atual presidente à frente. Lula obtém 28%, com Gusttavo Lima e Marçal empatados com 12% cada, e o filho de Bolsonaro com 11%.
A projeção sem Tarcísio e Eduardo mostra Lula com 32%. Marçal (14%), Gusttavo Lima (13%) e Ciro (12%) aparecem logo atrás. Já em um cenário sem Marçal, Gusttavo Lima sobe para 18% contra 33% de Lula, e Ciro Gomes atinge o terceiro lugar (13%)
Segundo Turno
Em simulações de segundo turno, Lula também sairia vitorioso contra todos os possíveis candidatos testados. Gusttavo Lima apresenta o melhor desempenho contra o presidente, com 35% das intenções de voto contra 41% de Lula.
Outros nomes como Tarcísio, Marçal e Eduardo Bolsonaro alcançam 34% cada contra Lula, que obteria entre 43% e 44% dos votos. Zema e Caiado teriam os piores desempenhos, com 28% e 26%, respectivamente, contra 45% de Lula.
A pesquisa também avaliou a rejeição e o potencial de voto dos líderes políticos. Lula é conhecido por 47% dos eleitores que votariam nele, enquanto 49% o conhecem, mas não o escolheriam. Jair Bolsonaro tem 41% de intenção de voto e 53% de rejeição. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, é o mais rejeitado, com 56%, seguido por Eduardo Bolsonaro (55%). Gusttavo Lima tem um índice de rejeição de 50% entre os que o conhecem.
No levantamento espontâneo, 78% dos entrevistados se declararam indecisos, 9% mencionaram Lula e 9% Jair Bolsonaro. Gusttavo Lima foi citado por 1% dos entrevistados.
Edição: Geisa Marques