Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • Nacional
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • |
  • Cultura
  • Opinião
  • Esportes
  • Cidades
  • Política
No Result
View All Result
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
No Result
View All Result
Brasil de Fato
Início Cidades

desabastecimento

RJ: moradores relatam falta de água em Mesquita, na Baixada Fluminense

Águas do Rio não informou o motivo da falta d'água em pelo menos dois bairros há quase um mês

07.fev.2025 às 18h24
Rio de Janeiro (RJ)
Clivia Mesquita
Bairros de Belém ficaram sem fornecimento de água entre domingo e segunda-feira

Bairros de Belém ficaram sem fornecimento de água entre domingo e segunda-feira - Bairros de Belém ficaram sem fornecimento de água entre domingo e segunda-feira

Em meio a altas temperaturas neste início de ano, moradores da cidade de Mesquita, na Baixada Fluminense, estão sofrendo com irregulares no abastecimento. Pelo menos dois bairros, Rocha Sobrinho e Vila Norma, estão sem água há quase um mês. A situação relatada é de que a concessionária Águas do Rio não informa a causa nem oferece uma resolução.

A reportagem conversou com moradores do condomínio Coelho da Rocha que estão sem abastecimento regular desde o início de janeiro. O residencial de 82 casas tem idosos, crianças, pessoas com comorbidades e necessidades especiais, além de animais de estimação.

Nos últimos dias, a água tem chegado apenas durante a madrugada, barrenta e sem força para encher as caixas d'água, segundo moradores. A professora Nelice Moreira, 57 anos, disse que precisou ser ajudada pelos vizinhos quando se deparou com as torneiras secas.

"Tivemos que mudar nossos hábitos para aproveitar a água. Lavagem de roupas, banheiro, quintal. Armazenar água em galões e baldes para molhar plantas, dar banho nos cachorros e jogar no vaso sanitário. No período mais crítico, quando não caía uma gota, nossa sorte foi os vizinhos que possuem poço artesiano", disse a moradora. 

Ela abriu diversos chamados na Águas do Rio, mas não teve resposta sobre o motivo da falta d'água e a situação se arrasta. Outra moradora, a técnica de enfermagem Bruna Suares Lessa, de 44 anos, pediu um caminhão pipa no último sábado (1º) que nunca chegou.

"Ficamos 29 dias sem água, tendo que comprar para beber e comprar quentinhas. Nas madrugadas tivemos que fazer vigília, pois caía água por uns 30 a 40 minutos e não eram em todas as casas. Pedi um caminhão pipa, pois tenho uma filha especial, e até agora nada", disse Bruna.

O que diz a empresa

Ao Brasil de Fato, a Águas do Rio informou que está atuando na região para regularizar o fornecimento. No entanto, não apresentou justificativa para o desabastecimento. A água da cidade de Mesquita é proveniente da Estação de Tratamento de Água (ETA) do Guandu.

"A concessionária reforçou o envio de caminhões-pipas até que o desabastecimento seja solucionado. A empresa segue à disposição dos clientes por meio do 0800 195 0 195, que funciona para ligações e mensagens de whatsapp", disse em nota. 

Desde a privatização, a empresa é responsável pelo abastecimento de água e esgoto em 27 municípios do Rio de Janeiro, mais 124 bairros da capital, atendendo 10 milhões de pessoas. Além da distribuição, a Águas do Rio também é responsável pelo controle de qualidade na rede.

Editado por: Vivian Virissimo
Tags: baixada fluminense
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

Espiritualidade

2ª Conferência Estadual do Povo de Terreiro acontece a partir desta segunda-feira (12)

ENTREVISTA

‘Para o status quo do Brasil, o MST é perigoso’, elogia Teresa Cristina, após show em Feira da Reforma Agrária

SOLIDARIEDADE

MST doa 25 toneladas de alimentos a cozinhas solidárias e cobra avanços para políticas do campo: ‘Está faltando firmeza’

Legislativo

Proposta de ampliar deputados escancara crise de representatividade no Brasil, aponta cientista político

DITADURA?

Governo Trump ‘está considerando ativamente’ suspender o habeas corpus para deportar imigrantes

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

No Result
View All Result
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Radioagência
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.