ASSISTA

Do campo à cozinha: 'Comida de Verdade' leva reforma agrária para a mesa no programa Bem Viver

Na estreia da temporada 2025, o programa destaca receitas com ingredientes do Armazém do Campo e as pitadas de Gema Soto

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
No Bem Viver, a chef Gema Soto compartilha receitas saudáveis no quadro Comida de Verdade, usando ingredientes da reforma agrária do Armazém do Campo - Mariana Lemos

Bem Viver, programa produzido pelo Brasil de Fato, está de volta com uma nova temporada em 2025, trazendo em sua essência a promoção de uma vida mais leve, sustentável e conectada com a terra. A estreia da temporada acontece neste sábado (8), com o objetivo de difundir hábitos alimentares saudáveis, bem-estar, cultura e saúde popular, além de destacar iniciativas de agroecologia, reforma agrária e assentamentos rurais.

O programa é um convite para repensar a relação entre campo e cidade, mostrando que a luta pela terra e a produção de alimentos saudáveis são pilares fundamentais para uma sociedade mais justa.

Entre os destaques está o quadro Comida de Verdade, que traz receitas saborosas e nutritivas, preparadas com ingredientes provenientes da reforma agrária e comercializados pelo Armazém do Campo

Quem comanda as panelas é a chef Gema Soto, uma refugiada venezuelana que encontrou no Brasil não apenas um novo lar, mas também uma oportunidade de transformar sua paixão pela culinária em um projeto de vida. Gema, que hoje é dona do Chevere Restaurante, especializado em comidas típicas da Venezuela, compartilha no programa receitas que unem tradição, sustentabilidade e afeto.

“Para mim, apresentar o quadro do Comida de Verdade é uma oportunidade única para cuidar das pessoas através da alimentação, compartilhando receitas feitas para sarar, alimentar o corpo e a alma, com modos de preparos ancestrais ou novos. É poder falar de sustentabilidade, de aproveitamento total dos alimentos e, mais importante ainda, falar de quem semeia e cultiva”, afirma Gema.

A chef ressalta ainda a importância de valorizar receitas que contam histórias de pessoas e de encontros. “Eu procuro valorizar receitas que falem de pessoas, de encontros, de convivência. Receitas feitas para alguém ou com alguém, que sejam reais e que qualquer um consiga fazer em casa, mostrando outras possibilidades de preparar um ingrediente comum”, explica.

Para Gema, os produtos utilizados significam, além de saúde, consciência sobre a importância de uma alimentação que preserva e valoriza o meio ambiente. “Os ingredientes do Armazém do Campo trazem para nossas receitas saúde, a possibilidade de uma alimentação limpa, sem veneno, consciência de sustentabilidade e conhecimento do compromisso da agricultura familiar e o respeito por quem trabalha para nos alimentar”, destaca.

Ademar Ludwig (Schusky), do Grupo Gestor dos Armazéns, reforça a importância da parceria com o programa Bem Viver. “Alimentar é um ato político. As receitas preparadas pela Gema são fundamentais não só para o Armazém, enquanto espaço de comercialização dos produtos da reforma agrária, mas para a sociedade como um todo. Principalmente para as famílias acampadas e assentadas no Brasil, que têm o compromisso de produzir alimentos saudáveis e de qualidade”, afirma.


Making off da gravação do quadro Comida de Verdade com Gema Soto. / Marina Duarte de Souza / Brasil de Fato

Na apresentação, quem toca a boa prosa é o Lucas Salum, jornalista com passagens por veículos como Agência Pública, Repórter Brasil e Greenpeace Brasil. O Bem Viver vai ao ar aos sábados, às 13h, pela Rede TVT, com reprises no domingo às 6h30 e na terça-feira às 20h. 

O programa também é transmitido em todo o país através da TV Brasil (EBC), às sextas-feiras às 6h30. Além de outras emissoras parceiras, como TVCom Maceió, TV Floripa, TVU Recife, TVE Bahia, UnBTV e TV UFMA Maranhão. As edições estão disponíveis no canal do Brasil de Fato no YouTube.

Salum também apresenta a versão radiofônica do Bem Viver, que vai para o ar de segunda a sexta-feira na Rádio Brasil Atual, na Grande São Paulo, e em emissoras parceiras pelo país através da Rádio Agência Brasil de Fato. Ele destaca a importância de temas como agroecologia e reforma agrária em um formato acessível e engajador. “O Bem Viver é um espaço para falarmos de alimentação, saúde e sustentabilidade, mas também para celebrarmos as lutas e conquistas das famílias que produzem alimentos saudáveis e que resistem ao agronegócio”, diz.

A temporada 2025 do Bem Viver reforça a ideia de que a alimentação é um ato de cuidado com o planeta e com as pessoas. Como afirma Gema Soto, “A importância de trazer um espaço para o programa está em nos reconhecermos, em aprender a importância de uma boa alimentação, de como fazer isso de forma sustentável, de entender o valor do cultivo e de aproveitar da melhor forma o que temos, entendendo que é nosso direito”.

Com receitas que unem sabor, saúde e consciência, o Comida de Verdade e o Bem Viver mostram que é possível construir um mundo mais justo e sustentável, começando pela nossa mesa. Afinal, como diz Shulsky, “nada melhor do que boas receitas com bons ingredientes orgânicos e saudáveis, frutos da luta pela terra”.

Nesta primeira edição do programa, Gema traz uma receita deliciosa de "lebranche" assado. Que prato é esse? É a tainha, um dos peixes mais consumidos no Brasil, mas que também é um prato típico na Venezuela. Confira!

Destaques

O programa mostra também o "Farmácia Viva", projeto que traz os benefícios da fitoterapia para o Sistema Único de Saúde (SUS) e pode se tornar lei em Pernambuco.

Mergulhe na história da Amazônia, ao vivo em uma aula pública nas ruas do centro histórico de Belém (PA). A iniciativa é do professor e historiador Michel Pinho e chega a reunir cerca de mil pessoas, de crianças a idosos, atentas ao contador de histórias em cima de uma pequena escada ou nas escadarias de prédios históricos.

Confira os detalhes da mobilização no norte da África na Conferência Internacional de Solidariedade Anti-Imperialista com os Povos do Sahel.

E o Coletivo "Marias Vão com as Outras Sim!" dá um salve sobre a luta pelos direitos e empoderamento das mulheres em Minas Gerais.

Quando e onde assistir? 

No YouTube do Brasil de Fato todo sábado às 13h, tem programa inédito. Basta clicar aqui.

Na TVT: sábado às 13h; com reprise domingo às 6h30 e terça-feira às 20h no canal 44.1 – sinal digital HD aberto na Grande São Paulo e canal 512 NET HD-ABC.

Na TV Brasil (EBC), sexta-feira às 6h30.

Na TVE Bahia: sábado às 12h30, com reprise quinta-feira às 7h30, no canal 30 (7.1 no aparelho) do sinal digital. 

Na TVCom Maceió: sábado às 10h30, com reprise domingo às 10h, no canal 12 da NET. 

Na TV Floripa: sábado às 13h30, reprises ao longo da programação, no canal 12 da NET. 

Na TVU Recife: sábados às 12h30, com reprise terça-feira às 21h, no canal 40 UHF digital. 

Na UnBTV: sextas-feiras às 10h30 e 16h30, em Brasília no Canal 15 da NET. 

TV UFMA Maranhão: quinta-feira às 10h40, no canal aberto 16.1, Sky 316, TVN 16 e Claro 17. 

Sintonize

No rádio, o programa Bem Viver vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista.

O programa também é transmitido pela Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira. O programa Bem Viver também está nas plataformas Spotify, Google Podcasts, iTunes, Pocket Casts e Deezer.
 

Edição: Nathallia Fonseca