Os resultados do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) divulgados na última semana pelo Ministério da Educação (MEC) apontam resultados expressivos para a Bahia. O estado alcançou 21.963 aprovações, tornando-se o terceiro com mais aprovados no país, atrás apenas de Minas Gerais e Rio de Janeiro, e o primeiro do Nordeste. No Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a Bahia também teve destaque. Entre as redes públicas, o estado ficou em quarto lugar nas notas entre 980 e 100 na Redação, segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
“Nós atribuímos esse sucesso ao trabalho dedicado de professores, coordenadores e equipes escolares, além de políticas públicas implementadas pelo governo estadual”, aponta a Secretária de Educação da Bahia Rowenna Brito. “Gostaria de destacar, em especial, o projeto ‘Tô com Você no Enem’, por meio do qual, ao longo de todo o ano, incentivamos a se inscreverem para o Enem e oferecemos suporte aos estudantes, incluindo aulões, simulados e transporte para os locais de prova”, completa.
Rowenna Brito destaca os importantes números da Bahia no Sisu / Yasmin Marinho/SEC
Segundo a Secretaria de Educação do Estado (SEC), o ‘Tô com Você no Enem’ contribuiu para que o número de inscritos no último Enem batesse recorde na Bahia, com a inscrição de mais de 113 mil alunos da rede estadual. A participação de estudantes concluintes do Ensino Médio da rede estadual alcançou 100%, um aumento de 38% em relação a 2023.
Brito aponta que o objetivo é seguir ampliando as políticas públicas na esfera estadual. “Para 2025, queremos avançar ainda mais, com novas atividades e ações que estimulem ainda mais o estímulo ao ensino e aprendizagem e incentivam os estudantes a verem que há muitas possibilidades para seu futuro”, destaca a Secretária.
Conquista coletiva
Um dos estudantes que celebram o resultado do Sisu é Josias Santos, natural da Fazenda Recanto do Mel, comunidade na cidade de Baixa Grande, a cerca de 260 km de Salvador. Aprovado em Direito na Universidade Federal da Bahia (UFBA), o jovem de 17 anos comemora com orgulho a conquista.
“Ser aprovado no Enem, justamente no curso que sempre sonhei, é uma sensação indescritível de dever cumprido. É a certeza de que cada desafio enfrentado como estudante do campo valeu a pena”, destaca.
A busca por justiça social é um dos motivos para Josias ter escolhido o curso de Direito no Sisu / Arquivo pessoal
O jovem também aponta que a escolha pelo curso vem de um desejo de mudança que nutre desde a escola. “Escolher cursar Direito foi uma decisão que amadureci no ensino médio, quando compreendi a importância da justiça social e senti o desejo de lutar por ela. A partir daí, fui me aprofundando cada vez mais nesse universo. Recentemente, participei do Programa Deputado Jovem Baiano, e foi ali que tive a certeza definitiva do meu caminho. E hoje, eu consegui”.
Josias ressalta que as expectativas para a entrada na universidade estão altas. Mas, além do crescimento pessoal, também busca contribuir com conquistas coletivas para sua família e sua comunidade. “Poder contribuir para o avanço da educação na minha cidade, além de crescer pessoalmente e, principalmente, proporcionar um futuro melhor para minha família, é algo que me motiva profundamente”, aponta o futuro universitário.