Ricardo Junior, peça feita por estudantes de Teatro da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), está em cartaz no Porto Verão Alegre nesta quarta (12) e quinta-feira (13), no Instituto Goethe.
Criada pelo coletivo Uma Pira ─ Gabriel Goulart, Paloma Sanchez, Bruno Inácio Geraldi e Rafael Dorneles ─ a peça Ricardo Junior aborda a vida de um casal de idosos que revisitam sua juventude ao lado de um bebê imaginário. Entre atos, lidam com um carrasco e navegam numa jornada emocional profunda. Uma comédia para rir, chorar e se surpreender.
O coletivo surgiu a partir de uma disciplina do curso de Teatro da UFRGS e de uma brincadeira que remete ao grupo e suas ideias ousadas. Daí vem o "pira", remetendo a essa criatividade sem limites.
Para conquistar seu espaço na cena teatral, o coletivo reuniu estudantes de diferentes ênfases do teatro, como licenciatura, atuação, direção e escrita dramatúrgica. Uma de suas principais propostas é a valorização e divulgação de dramaturgias originais, como a peça em cartaz, escrita por Gabriel Goulart, que vem ganhando destaque na cena teatral porto-alegrense.
Paloma Sanchez, integrante do coletivo, relata que o grupo está muito feliz por poder apresentar dois dias no festival. "Estamos principalmente orgulhosos de realizar uma peça independente. Sinto que é importante cada vez mais os estudantes se colocarem em circulação com suas obras, com novos temas, novos dramaturgos, novos estilos artísticos. Somos gratos ao Porto Verão Alegre por abrir portas a novas peças.”
Serviço
Peça Ricardo Júnior
Dias 12 e 13 de fevereiro, 19h30, no Instituto Goethe. Rua 24 de Outubro, 112 – Moinhos de Vento, Porto Alegre.
Ingressos disponíveis em https://ingressos.portoveraoalegre.com.br/event/13/ricardo-junior.