O Comitê de Solidariedade ao Povo Palestino no Distrito Federal (DF) fará um ato nesta quinta-feira (13), em frente à Embaixada dos Estados Unidos (EUA) em Brasília, exigindo a desocupação imediata da Palestina. A mobilização começa às 10h.
O protesto, com mote de “A Palestina não está à venda!”, acontece após o presidente dos EUA, Donald Trump, ter afirmado na última quinta-feira (6), durante encontro na Casa Branca com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, que “a Faixa de Gaza será entregue aos Estados Unidos por Israel ao fim dos combates".
A proposta de que Washington poderia “tomar controle” deste território provocou indignação imediata em todo o mundo e alertas sobre "limpeza étnica" da população palestina.
“Trump disse que a Palestina tem que se transformar no grande resort que eles vão assumir. Querem fazer, efetivamente, uma limpeza étnica lá em Gaza. E é inaceitável. O povo palestino não o permitirá e nós somos solidários ao povo palestino. São 76 anos de ocupação, de massacre, inclusive após o cessar-fogo, que foi uma grande conquista da resistência palestina”, afirma Pedro Batista,membro do Comitê Anti-imperialista General Abreu.
A retirada das tropas israelenses de áreas densamente povoadas no enclave palestino faz parte do acordo de cessar-fogo anunciado pelo Catar e pelos EUA em janeiro deste ano, após 15 meses de genocídio na faixa de Gaza.
“A Palestina é dos palestinos, os invasores que precisam sair das terra palestinas”, afirma o Comitê de Solidariedade no DF. “Defendemos o cessar-fogo permanente, que o povo palestino viva em paz a partir do reconhecimento de seu território como assim defendem”.
Durante o ano de 2024, cerca de 6% da população palestina residente na Faixa de Gaza foi exterminada pelas ações promovidas pelas forças militares de Israel nesse território, segundo o Departamento Central de Estatísticas, entidade ligada à Autoridade Nacional Palestina (ANP).
Atos com a mesma motivação acontecem nesta quinta-feira (13) nos consulados dos EUA em São Paulo, Porto Alegre e Rio de Janeiro. Em Florianópolis, a mobilização será na Esquina Democrática, no Centro (esquina Rua Felipe Schmidt com Rua Deodoro), e em Belém no Bloco HI da Universidade Federal do Pará (UFPA).
Fonte: BdF Distrito Federal
Edição: Flávia Quirino
![](/assets/bannermaterias_bdf_apoiase2-a384c5310c6ea05a21fa2b6430a91910fe6851e5cb0cc93ede4eec26699272d3.png)