A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovou, nessa terça-feira (11), a concessão da Medalha Epitácio Pessoa – maior honraria da Casa – à paraibana Elizabeth Teixeira, uma das maiores líderes camponesas do Brasil. Proposta pela deputada estadual Cida Ramos (PT), a homenagem deverá ser entregue neste sábado (15), no evento em celebração ao centenário de Elizabeth Teixeira, em Sapé (PB).
:: 100 anos de Elizabeth Teixeira: conheça a história da mulher marcada para viver ::
Conterrânea de Elizabeth, Cida Ramos ressaltou, em seu discurso, que cresceu em Sapé ouvindo a história de heróis da luta pela terra. "Reforma agrária, que foi a pauta de João Pedro Teixeira, de Elizabeth Teixeira, de Nego Fuba. E nós estamos diante de um evento que estarei presente com a família, um ato em praça pública na minha cidade, na cidade de Sapé, porque cresci ouvindo a história desses heróis paraibanos e brasileiros", afirmou a parlamentar, referindo-se ao Festival da Memória Camponesa, que acontece 13 a 15 de fevereiro.
"Me coloco aqui como deputada estadual para homenagear Elizabeth, João Pedro Teixeira, todos os heróis brasileiros e paraibanos que lutaram pelo direito de ter opinião", enfatizou.
:: Elizabeth Teixeira terá sua trajetória em longa paraibano ::
Defesa da democracia
Ainda em seu discurso, a deputada Cida Ramos fez questão de se posicionar contra a anistia daqueles que participaram da tentativa de golpe de estado em 8 de janeiro de 2023.
Fonte: BdF Paraíba
Edição: Carolina Ferreira
![](/assets/bannermaterias_bdf_apoiase1-4cc6754c64c16dcef94e03efd99253daabd3537b5ba7aa8fe10549d4df44c00f.png)