tragédia

Incêndio nesta quinta-feira (12) em fábrica de confecção do Carnaval carioca deixa 21 feridos, 10 em estado grave

Pelo menos três escolas da série Ouro perderam toda produção de fantasias para o Carnaval 2025

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Galpão também funcionava no turno da noite para atender produção do carnaval; ainda não se sabe a causa do incêndio - reprodução TV Globo

*atualizadas às 12h08 com o total de vítimas resgatadas

Um incêndio de grandes proporções atingiu a fábrica Maximus Confecções, em Ramos, na zona norte do Rio, na manhã desta quarta-feira (12). A empresa presta serviço de confecção de fantasias para diversas agremiações do Carnaval carioca. Pelo menos três escolas já confirmaram perdas na produção.

No total, 21 pessoas foram resgatadas feridas de dentro do imóvel. Dez em estado grave foram encaminhadas para hospitais da região, o Hospital Getúlio Vargas e o Hospital Federal de Bonsucesso. O Corpo de Bombeiros realizou um resgate dramático de quatro ocupantes pelas janelas dos fundos. A Polícia Civil e os Bombeiros vão investigar a causa do incêndio. 

Os primeiros relatos dão conta de que todas as pessoas conseguiram sair do local. Segundo trabalhadores do ateliê ouvidos pela TV Globo, a fábrica funcionava no turno da noite para atender a produção do Carnaval. Também há relatos de trabalhadores que estavam dormindo quando o fogo se alastrou no galpão. 

Impactos no Carnaval

Três escolas da série Ouro tiveram perdas. Império Serrano, Unidos da Ponte e Unidos de Bangu informaram que praticamente toda produção das fantasias do Carnaval 2025 se encontravam na fábrica. Em nota, a Liga das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liga-RJ) afirmou que o incidente "atinge diretamente o planejamento do Carnaval e a cadeia produtiva envolvida na sua realização".

O prefeito Eduardo Paes (PSD) foi às redes sociais comunicar que as escolas da série Ouro não serão rebaixadas no Carnaval deste ano. "Já tomamos a decisão de que, independente de qualquer coisa, as escolas não serão rebaixadas no Carnaval desse ano. Havendo possibilidade de desfilar, as três serão consideradas hors con·cours", escreveu.

Fonte: BdF Rio de Janeiro

Edição: Clívia Mesquita