recuperação

Pela primeira vez em 6 anos, Venezuela supera produção de 1 milhão barris de petróleo por dia

Em comparação com janeiro de 2024, houve um aumento de 22,5%, o que representa exatamente 31 bilhões de barris

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Maduro participa da entrega de petróleo da PDVSA - AFP/Presidência da Venezuela

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), por meio de seu relatório mensal para o mês de janeiro deste ano, detalhou que os dados de produção de petróleo na Venezuela ultrapassaram um milhão de barris por dia.

O relatório afirma que os números oficiais mostram um aumento de 3,3% durante o primeiro mês do ano, em comparação com dezembro.

Enquanto isso, explica que em relação a janeiro de 2024 houve um aumento de 22,5%, o que representa uma produção diária de exatamente 31 bilhões de barris.

Um nível de produção tão alto não era alcançado desde 2019, o que representa uma distância no tempo de cinco anos e meio.

O aumento nos números foi possível graças à flexibilização das sanções do governo dos EUA contra empresas transnacionais que fazem negócios com a Petróleos de Venezuela (PDVSA).

Com relação ao plano de produção de petróleo para 2025, a vice-presidente executiva e ministra de hidrocarbonetos da Venezuela, Delcy Rodríguez, enfatizou em 6 de fevereiro que o plano buscará aumentar a eficiência do setor.

“Abordamos a nova estrutura do Ministério de Hidrocarbonetos com o objetivo de consolidar suas capacidades de controle e elaboração de políticas públicas nas áreas de produção, comércio, diversificação e Inteligência Artificial”, destacou Rodríguez na ocasião.

Nesse sentido, ele disse que isso permitiria “impulsionar as grandes capacidades energéticas da Venezuela”.

Edição: teleSUR