A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), por meio de seu relatório mensal para o mês de janeiro deste ano, detalhou que os dados de produção de petróleo na Venezuela ultrapassaram um milhão de barris por dia.
O relatório afirma que os números oficiais mostram um aumento de 3,3% durante o primeiro mês do ano, em comparação com dezembro.
Enquanto isso, explica que em relação a janeiro de 2024 houve um aumento de 22,5%, o que representa uma produção diária de exatamente 31 bilhões de barris.
Um nível de produção tão alto não era alcançado desde 2019, o que representa uma distância no tempo de cinco anos e meio.
O aumento nos números foi possível graças à flexibilização das sanções do governo dos EUA contra empresas transnacionais que fazem negócios com a Petróleos de Venezuela (PDVSA).
Com relação ao plano de produção de petróleo para 2025, a vice-presidente executiva e ministra de hidrocarbonetos da Venezuela, Delcy Rodríguez, enfatizou em 6 de fevereiro que o plano buscará aumentar a eficiência do setor.
“Abordamos a nova estrutura do Ministério de Hidrocarbonetos com o objetivo de consolidar suas capacidades de controle e elaboração de políticas públicas nas áreas de produção, comércio, diversificação e Inteligência Artificial”, destacou Rodríguez na ocasião.
Nesse sentido, ele disse que isso permitiria “impulsionar as grandes capacidades energéticas da Venezuela”.
Edição: teleSUR
![](/assets/bannermaterias_bdf_apoiase1-4cc6754c64c16dcef94e03efd99253daabd3537b5ba7aa8fe10549d4df44c00f.png)