A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) instaurou um processo administrativo para investigar o envio de alarme falso de um terremoto em regiões dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
De acordo com o aviso, disparado por volta das 2h20 desta sexta-feira (14), o suposto terremoto teria ocorrido no mar, a cerca de 55 quilômetros de Ubatuba, no Litoral Norte paulista. Segundo a Defesa Civil, no entanto, não foi emitido nenhum alerta. O Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP) também informou que não foi registrado nenhum abalo sísmico no estado.
“Não há nenhuma ocorrência registrada ou em atendimento pelas equipes das defesas civis municipais”, informou a Defesa Civil, ainda durante a madrugada, em comunicado enviado às 3h29.
A Anatel, por sua vez, disse que "considerando o caso noticiado e o impacto causado na população, a Anatel instaurou um processo administrativo para avaliar a situação em detalhes, a fim de compreender os mecanismos de geração e de disseminação de tais alertas via redes de telecomunicações".
A agência reguladora ainda disse que as mensagens foram enviadas diretamente pelo Google para dispositivos com sistema Android, e não pelas prestadoras de telecomunicações ou pelo Sistema Nacional de Defesa Civil por meio da Interface de Divulgação de Alertas Públicos (IDAP).
"Verificada qualquer irregularidade, a agência adotará as providências adequadas junto à empresa responsável, de modo a impedir novos episódios do evento observado, preservando a eficácia e a credibilidade do Defesa Civil Alerta perante a sociedade", informou a Anatel.
O Google também informou que desativou o sistema de disparo de alerta de terremotos no Brasil e iniciou uma investigação sobre o caso.
"Em 14 de fevereiro, nosso sistema detectou sinais de celulares em localização próxima ao litoral de São Paulo e disparou um alerta de terremoto aos usuários na região. Nós desativamos prontamente o sistema de alerta no Brasil e estamos investigando o ocorrido. Pedimos desculpas aos nossos usuários pelo inconveniente e seguimos comprometidos em aprimorar nossas ferramentas", informou a empresa.