A aprovação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) caiu para 24%, o patamar mais baixo dos três governos do petista, segundo pesquisa do Instituto Datafolha publicada nesta sexta-feira (14). Na pesquisa anterior, divulgada em dezembro de 2024, 35% dos entrevistados aprovavam o governo. Lula também tem recorde de reprovação, que subiu de 34% a 41%.
Em março de 2004, Lula tinha 45% de aprovação e, em 2009, bateu a marca de 65% do eleitorado contente com o governo petista.
Na pesquisa desta sexta, 32% dos entrevistados consideraram o governo regular, ante 29% em dezembro passado. O instituto ouviu 2.007 eleitores em 113 cidades, na segunda (10) e na terça-feira (11). A margem de erro é de dois pontos para mais ou menos.
Na última terça-feira, um levantamento da AtlasIntel também indicou a queda na aprovação popular do governo Lula.
Os entrevistados apontaram como equívocos do atual governo o imposto sobre compras de até 50 dólares em sites do exterior (70% de desaprovação) e a tentativa de fiscalização das transações via Pix de mais de R$ 5 mil (58% de desaprovação).
A crise da taxação do Pix, impulsionada por um vídeo com informações distorcidas publicado pelo deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), foi uma das que mais ganhou destaque e pode ter puxado para baixo a avaliação do eleitorado.