Minha carne é de carnaval, o meu coração é igual! Chegamos na metade do mês de fevereiro e já podemos ouvir os sons das marchinhas, dos maracatus, dos blocos de carnaval que entoam nas ruas do Ceará. É tempo de alegria, brincadeira, felicidade, mas claro, com todo cuidado e devida atenção.
É nesse clima de carnaval que os equipamentos de cultura do Ceará chegam em mais um final de semana com uma programação recheada de atrações carnavalescas para todos os gostos, tem rock, samba, reggae, funk e muito mais. Então já pegue a sua agenda e acompanhe aqui no BdF Ceará, a agenda cultural para esse final de semana.
Complexo Cultural Estação das Artes
III Festival Dá Teu Nome
O III Festival Dá Teu Nome chega ao fim neste sábado (15) com uma programação especial no Complexo Cultural Estação das Artes. A terceira edição do evento, integrante do programa Dá Teu Nome, vinculado ao Núcleo de Políticas Afirmativas (NUPA) do Instituto Mirante de Cultura e Arte, teve início no final de janeiro com o lançamento da revista “Memória Transmasculina: Rastros de Permanência” e encerra as atividades com apresentações do Carnaval no Inferno e Baile Preto com Luiza Nobel.
Ao longo desta edição, o Festival promoveu debates, oficinas, lançamentos e encontros voltados à valorização das expressões artísticas LGBTQIAPN+, com foco em iniciativas transmasculinas, travestis e não-binárias. No próximo sábado (15), a programação da NUPA encerra um ciclo de ações do Instituto Mirante em alusão ao mês de visibilidade a travestis e pessoas trans, comemorado em janeiro. e aposta na força da música e da ocupação dos espaços públicos como forma de resistência.
16h às 20h – DJs Carnaval no Inferno
20h às 22h – Baile Preto, com Luiza Nobel (acessível em Libras)
17h às 22h – Feira KUYA de Design Autoral: Festival Dá Teu Nome
17h às 22h – Hora Boa no Mercado
Festival Numalaje
Os DJs Lolost, DDzin e Negona balançam a noite de sexta (14) com o Túnel do Brega Funk. De 17h às 22h, a Gare será preenchida pelo repertório e coreografia que retratam o início do brega funk, com os primeiros movimentos do ritmo que se destacou no Brasil ao longo dos anos. O projeto Numalaje nasceu em outubro de 2022 pela vontade coletiva de pessoas negras e LGBTQIAPN+ periféricas de reunir semelhantes e ocupar diversos espaços de Fortaleza. A dança fica por conta de Thaís Vetinha e Rafael Lenno.
Mercado AlimentaCE
O projeto “Samba, Sabor e Chope”, do Mercado AlimentaCE, se encerra neste domingo (16) com muito pagode e delícias gastronômicas. A partir das 12h, o cantor Dipas e o grupo Samba de Pai pra Filha garantem a animação do público. Residente no Moura Brasil, a expositora gastronômica Mazé Lanches complementa a programação, trazendo diversas opções de pratinhos saborosos para acompanhar as atrações do dia. Gerido em parceria com o Instituto Mirante, o Mercado é um equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará.
10h às 13h – Oficina Infantil “Brincando De Bordar”, com Talita Késsia e Fleury Cardoso
10h às 11h50 – “Corta Jaca”, com DJ Victormsat
12h às 15h – Dipas e Samba de Pai pra Filha, no Mercado AlimentaCE
Bloco Chão da Praça
Tradicional na agenda carnavalesca da capital cearense, o Bloco Chão da Praça chega à sua 9ª edição em 2025, agitando o pré-carnaval de Fortaleza. Parceria entre o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e o Hub Cultural Porto Dragão, equipamentos da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará) geridos pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), a programação acontece nos dias 20 e 27 de fevereiro, a partir das 18h30, com apresentações dos Transacionais, Camaleões do Vila, Unidos da Cachorra, Farra na Jangada e Tambores Carnavalescos. A entrada é gratuita, mediante doação de 1kg de alimento não perecível.
Nos dois dias de pré-carnaval, o Chão na Praça tem início com um cortejo que conduzirá os foliões pelas áreas circunvizinhas ao Dragão do Mar até a Praça Verde. No dia 20, às 18h30, o Bloco Farra na Jangada anima o percurso que parte do Pavilhão Atlântico, no Poço da Draga, em direção à Praça Verde.
Já no dia 27, são os Tambores Carnavalescos que guiam a folia, partindo, às 18h30, da Praça das Artes, localizada no Hub Cultural Porto Dragão, em direção à Praça Verde, onde Os Transacionais dividem o palco com o Bloco Unidos da Cachorra, bateria Patrimônio Cultural de Fortaleza que promete levar clássicos do samba e outros hits carnavalescos afinados à folia de rua da cidade.
Pôr do Sol no Cedro
No dia 15 de fevereiro de 2025, a partir das 16h, a cidade de Quixadá recebe a 6ª edição do Pôr do Sol no Cedro, evento que une música, cultura e patrimônio em um dos cenários mais emblemáticos do Sertão Central: a Parede do Açude Cedro. Nesta edição, o público poderá aproveitar o entardecer ao som do Grupo Nosso Jeito, trazendo um repertório contagiante de samba e pagode.
A ação é uma realização da Casa de Saberes Cego Aderaldo e integra o projeto “Entardecer no Sertão”, uma iniciativa do Laboratório de Cultura e Tecnologias Ancestrais (LabTECA) do IFCE – Campus Quixadá. O projeto promove, mensalmente, atividades culturais ao ar livre, valorizando a arte local e a beleza natural do Açude Cedro. O evento conta com o patrocínio do Prodeter (Programa de Desenvolvimento Territorial do Banco do Nordeste), por meio do Centro Cultural do Cariri e do Governo Federal, com o objetivo de fomentar a cultura e o turismo na região, proporcionando momentos de lazer e conexão entre a comunidade e seu patrimônio histórico.
Pré XV Bienal Internacional do Livro do Ceará
Como aquecimento para a XV Bienal Internacional do Livro do Ceará, a Pré-Bienal inicia sua programação nesta sexta-feira (14/2), durante o evento Social Massa, realizado em parceria com a Associação União de Jovens do Vicente Pinzón (UJVP). A iniciativa integra o Programa Ceará Sem Fome, beneficiando famílias atendidas pelo projeto. No sábado (15/2), as atividades continuam com uma edição especial da Quadra Literária da Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece), dando início a uma intensa agenda cultural.
Entre as atividades previstas estão contação de histórias, saraus, rodas de conversa, oficinas de desenho, oficina de dedoches, zine, círculos de leituras, rotas literárias e lançamento de livros. As ações se expandem para diferentes espaços culturais, incluindo a Casa de Antônio Conselheiro, a Casa de Saberes Cego Aderaldo e o Centro Cultural do Cariri. Além disso, as cozinhas Ceará Sem Fome, integradas ao Programa Ceará Sem Fome, reforçam o papel da literatura como ferramenta de transformação social. As atividades acontecem das 13h às 17h.
Sobrado Dr. José Lourenço
O Sobrado Dr. José Lourenço – Espaço da Rede Pública de Equipamentos Culturais do Ceará (Rece), da Secretaria da Cultura (Secult Ceará), gerido com o Instituto Mirante, realiza mais uma edição do Ser Criança no Sobradinho especial de carnaval. A atividade acontecerá no dia 14 de fevereiro (sexta), às 14h, no IPOM – Instituto Povo do Mar, na Praia do Futuro, em Fortaleza.
O Ser Criança no Sobradinho é uma ação educativa voltada para o público infantil, que promove um espaço lúdico de experimentações artísticas. Durante a programação, as crianças ficam livres para transitar entre os polos criativos, em que são estimuladas a se expressar a partir de diferentes linguagens, que podem envolver desenho, pintura, colagem, expressão corporal, entre outras.
Para receber nossas matérias diretamente no seu celular clique aqui.