A oitava edição da Festa da Semente Crioula e a terceira da Feira da Economia Solidária tem data marcada para acontecer em Seberi (RS). Será no dia 15 de março (sábado), com programação durante todo o dia. O evento é promovido pela cooperativa camponesa Cooperbio e pelo Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) e tem o objetivo de ser uma celebração referencial das tradições camponesas e, de modo particular neste momento, dar início ao ano de comemorações dos 20 anos de criação da cooperativa.
"Trata-se de um momento de reafirmarmos as sementes tradicionais como patrimônio dos povos, a serviço da humanidade e a economia solidária como instrumento para a construção de novos caminhos e reconstrução de novas economias para a transformação social e ecológica", aponta Luiza Pigozzi, presidenta da Cooperbio.
As novidades desta edição já começam no dia anterior, na sexta (14), quando será realizado um Dia de Campo das Sementes Crioulas, reunindo agricultoras e agricultores camponeses, guardiões e guardiãs de sementes, pesquisadores vinculados a universidades, institutos, Embrapa e outras organizações dedicadas tanto à pesquisa científica quanto à preservação das tradições e saberes populares.
"Será um espaço para estudarmos sobre a agrobiodiversidade, a importância de sua preservação e fomento, também trabalharemos técnicas de manejo das sementes crioulas e possibilidades de geração de renda, fortalecendo as guardiãs e guardiões de sementes crioulas", aponta Vivane Chiarello, da direção do MPA.
A mesa da partilha de sementes e mudas comprova a potencialidade e a variedade da agrosociobiodiversidade camponesa / Foto: Jorge Leão
Já no dia da festa, sábado (15), a programação prevê atividades desde cedo, com acolhida das delegações e demais visitantes na sede e centro de formação da Cooperbio, feira da economia solidária com várias opções de alimentos agroecológicos e artesanato, rodas de conversa, apresentações culturais, cantoria com artistas populares, ato ecumênico de bênção e troca das sementes, pronunciamento de autoridades convidadas, almoço com cardápio típico camponês, entre outras atividades.
"Neste ano a Cooperbio completa 20 anos de atuação nos territórios do MPA e tem sido fundamental para fomentar e difundir a produção de base agroecológica, diversificando as propriedades e trazendo alternativas para a produção de alimentos saudáveis a base de bioinsumos", explica Bruno Geraldo, integrante dos quadros de gestão da cooperativa.
Trabalho dos guardiões e guardiãs de sementes tem espaço de valorização garantido no evento / Foto: Jorge Leão
Entre os artistas convidados para se apresentar no palco junto com os cantores e cantoras locais estão os tradicionais “padrinhos” da festa camponesa de Seberi: Antonio Gringo e Odilon Ramos. A latinidade da cantora doblechapa Macarena Santamarta, que esteve no encontro anterior, está mais uma vez confirmada. E a novidade no palco em 2025 é o cantor e acordeonista Sérgio Rosa, que é natural de Seberi e volta à terra natal depois de muitos anos de ausência.
“A Festa da Semente Crioula e a Feira da Economia Solidária movimentam pessoas de todas as idades e de toda a região, e cada vez mais tem se destacado em nível nacional, reunindo participantes de diferentes lugares”, comenta o prefeito de Seberi, Adilson Balestrin. “Neste ano temos a expectativa de que o evento será ainda maior, incorporando mais ações de valorização do cultivo da semente crioula e da atividade camponesa.”
Ministro Paulo Teixeira, do MDA, e Edegar Pretto, presidente da Conab, prestigiaram a Festa da Semente Crioula em 2024 / Foto: Jorge Leão
Os cartões para o almoço estão sendo comercializados pelos dirigentes do MPA em toda região ou pelo Whatsapp (55) 9 9733 5461. Empreendimentos da economia solidária que tenham interesse em participar também podem fazer contato para mais informações pelo mesmo número. Todos os participantes da festa são convidados a trazer seus próprios pratos e talheres.
A Festa da Semente Crioula e Feira da Economia Solidária são promovidas pela Cooperbio e MPA, tendo a participação da prefeitura municipal. Os patrocinadores oficiais são a Creluz/Uma ideia que ilumina e Caixa/Governo Federal. O evento conta ainda com o apoio da Cáritas, Admau, Sicredi, Emater/Ascar, Cresol, Instituto Cultural Padre Josimo, Cooperativa Origem Camponesa e Projeto Alimergia.
Assista a reportagem da TV Aparecida e veja como foi a Festa da Semente Crioula em 2024: