Moradores da zona norte do Rio de Janeiro estão enfrentando a onda de calor extremo com um agravante: falta de água. Isso porque 36 bairros tiveram o fornecimento interrompido pela Águas do Rio, na segunda-feira (17), para um reparo emergencial em uma adutora em Benfica.
Segundo a concessionária, o serviço foi concluído na mesma noite, porém as localidades podem demorar até 72 horas para ter o fornecimento de água reestabelecido. A falta d'água ocorre na semana em que cidade do Rio atingiu a temperatura mais alta já registrada, de 44ºC, pelo Sistema Alerta Rio, desde o início das medições em 2014.
O tempo vai continuar seco e com temperaturas elevadas durante toda a semana, sem previsão de chuva. Para esta terça (18), a máxima prevista para a zona norte é de 42°C. A baixa umidade relativa do ar, que poderá variar de 21% e 30% no período da tarde, exige cuidados como ingestão de água, uso de roupas leves e não exposição ao sol nos horários de pico de calor.
Em meio a altas temperaturas, as regiões afetadas pela interrupção do fornecimento de água são as seguintes: Abolição, Água Santa, Benfica, Brás de Pina, Cachambi, Cavalcante, Coelho Neto, Colégio, Del Castilho, Encantado, Engenho Dentro, Engenho da Rainha, Engenho Novo, Higienópolis, Inhaúma, Irajá, Jacaré, Madureira, Maguinhos, Méier, Olaria, Piedade, Penha, Penha Circular, Piedade, Pilares, Quintino Bocaiúva, Riachuelo, Rocha, Sampaio, São Francisco Xavier, Todos os Santos, Tomás Coelho, Vaz Lobo, Vicente de Carvalho, Vila Da Penha e Vista Alegre.
"A concessionária orienta que os clientes mantenham a água de cisternas e caixas d’água reservada para atividades prioritárias, adiando tarefas que demandem alto consumo, até a regularização do fornecimento. A empresa segue disponível através do 0800 195 0 195, que funciona para ligações gratuitas e mensagens via WhatsApp", informou a empresa.