A semana começa no Rio de Janeiro (RJ) com temperaturas que podem ultrapassar os 40°C. As previsões meteorológicas apontam que as temperaturas mais elevadas serão entre segunda-feira (17) e terça-feira (18).
No último domingo (16), a prefeitura anunciou medidas para o caso da cidade atingir o chamado “Calor 4”, quando há registros de índices de calor muito alto (40°C a 44°C), com previsão de permanência ou aumento por, pelo menos, três dias consecutivos. O “Calor 4” é o penúltimo estágio na escala de medição de calor e foi atingido por volta do meio-dia da segunda-feira (17).
Entre as medidas anunciadas pelo município, estão a abertura de 58 pontos de resfriamento, parada para hidratação de funcionários que trabalham expostos ao sol e preparação da rede de saúde municipal para o aumento de atendimentos de casos decorrentes das altas temperaturas. A prefeitura também recomenda o aumento da ingestão de água, uso de roupas leves e não exposição direta ao sol nos horários de pico de calor.
O município do Rio destaca que é fundamental que a população se mantenha atualizada sobre as condições meteorológicas e siga as orientações para evitar danos à saúde causados pelas altas temperaturas.
Os sintomas decorrentes do calor extremo são: aumento da taxa de respiração, piora na alergia e da asma, agravamento de doença pulmonar obstrutiva crônica, lesões hepáticas, câimbras, espasmos musculares, fraqueza, dores de cabeça, tontura, irritabilidade, perda de coordenação, confusão mental, delírio, ansiedade, perda de consciência, convulsões, derrames, arritmia, aceleração dos batimentos redução do fluxo sanguíneo para o coração, ataque cardíaco. Além disso, doença e falência renal.
Fora da média
De acordo com dados do Centro de Inteligência Epidemiológica (CIE), Dos 45 primeiros dias de 2025, o Rio esteve 27 deles fora do “Calor 1”. O Alerta Rio aponta que este mês de fevereiro deve ser um dos mais secos já registrados. A média de chuva registrada até o momento é de 0,5mm.
De acordo com o secretário municipal de saúde, Daniel Soranz, o mês de janeiro registrou um aumento de atendimentos de pacientes com problemas relacionados ao calor.
“A Secretaria de Saúde já verifica um aumento de pessoas procurando as emergências com problemas relacionados ao calor, principalmente desidratação e descompensações de doenças crônicas. Só no mês de janeiro a gente estima que cerca de 3 mil pessoas foram atendidas por problemas ligados ao calor. E temos uma preocupação muito grande com idosos e crianças porque eles têm menos sensação de sede e é importante as mães estarem atentas à desidratação das crianças”, informou Soranz.
Alerta para o estado
O Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde emitiu um alerta também às prefeituras dos 92 municípios fluminenes. Entre as recomendações está a criação de locais de resfriamento para a população e os municípios estarem prontos para o aumento de casos de insolação e desidratação.
O alerta de calor extremo foi emitido para as cidades de: Aperibé, Barra Mansa, Belford Roxo, Cachoeiras de Macacu, Casimiro de Abreu, Duque de Caxias, Guapimirim, Iguaba Grande, Magé, Mangaratiba, Nilópolis, Nova Iguaçu, São Pedro da Aldeia, São Sebastião do Alto, Sumidouro, Três Rios e Volta Redonda.
Artigo original publicado em Brasil de Fato RJ .