Internado no hospital na última sexta-feira (14), o papa Francisco está sofrendo de pneumonia bilateral e sua situação clínica é “complexa”, disse o Vaticano nesta terça-feira (18). “A tomografia computadorizada de tórax a que o Santo Padre foi submetido esta tarde demonstrou o início de uma pneumonia bilateral, que exigiu terapia medicamentosa adicional”, disse o Vaticano em um comunicado.
O Vaticano havia anunciado mais cedo que Francisco, de 88 anos, passou uma “noite tranquila” e seu estado de saúde é estável. Horas depois, o Vaticano anunciou que o papa estava com uma “infecção polimicrobiana das vias respiratórias”, um “quadro clínico complexo.
A hospitalização de Francisco é a quarta em menos de quatro anos e provocou a retomada do debate sobre sua saúde, em particular porque a internação acontece no início do ano jubilar da Igreja Católica, marcado por uma longa lista de eventos, muitos deles presididos pelo papa.
Devido ao estado de sua saúde, a audiência de sábado 22 de fevereiro “está cancelada”. Francisco não poderá presidir a missa de domingo, anunciou a Santa Sé no quinto dia de hospitalização do pontífice. O comunicado não explica se Francisco poderá anunciar a tradicional oração semanal do Angelus no próximo domingo – no domingo passado (9) ele não participou da cerimônia. Em outras ocasiões, ele fez esta oração no hospital.
Francisco, líder da Igreja Católica desde 2013, foi internado no dia 14 no hospital Gemelli de Roma, após vários episódios de dificuldades para discursar em público devido a uma infecção. Antes da sua hospitalização na sexta-feira, o chefe da Igreja Católica, que teve uma parte de um pulmão removido quando era jovem, pareceu debilitado, com o rosto inchado e a voz entrecortada. Ele delegou em várias ocasiões a seus assistentes a leitura de seus discursos.
Lula envia mensagem ao papa
Em uma mensagem publicada em suas redes sociais, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que “o mundo está em oração pela recuperação” de Francisco. “Sua Santidade é uma referência de solidariedade e dedicação pela paz no mundo e no combate às desigualdades. Envio meu abraço e os desejos de melhoras para que continue seu grande trabalho de semear a mensagem de amor do Cristo”, destacou o presidente brasileiro.
*Com AFP