Começaram nesta segunda-feira (17) as inscrições para o Recife Bom de Bola, evento esportivo organizado pela Prefeitura do Recife e que reúne centenas de homens e mulheres em torneios de futsal e futebol de campo. Por enquanto, as inscrições só estão abertas para times de futsal, modalidade que saiu de três categorias em 2024 para cinco em 2025: aberto masculino, sub-15 masculino e aberto feminino, que já existiam, e as novidades são o sub-14 feminino e a categoria transmasculina.
As inscrições de times devem ser realizadas através do site do Recife Bom de Bola (clique aqui) e seguem abertas até o dia 17 de abril. As equipes devem inscrever no mínimo 10 e no máximo 20 atletas, além de 4 nomes para a comissão técnica. Para se inscrever é preciso informar dados como CPF e RG. O início dos campeonatos está previsto para abril ou maio, finalizando em meados de julho.
Leia: Grupo gay usa esporte como forma de resistência no Recife
No Recife, homens trans promovem espaço seguro e lutam por inclusão através do esporte
Em janeiro, o Brasil de Fato Pernambuco adiantou que haveria uma categoria transmasculina, informação confirmada em entrevista com Jean Monteiro, gestor na Secretaria de Esportes do Recife e coordenador do Recife Bom de Bola. “Independentemente da quantidade de equipes que se inscrevam, queremos fazer acontecer – inclusive com um jogo da categoria trans já na abertura da competição”, disse ele. “Devemos abranger uma faixa etária maior nesta categoria”, completou.
Também em conversa com o BdF PE, o jovem Luiz Gabriel, integrante do coletivo Força Trans, que reúne semanalmente um grupo de 10 a 20 membros para treinar, já visando o Recife Bom de Bola. O coletivo luta pelos direitos das pessoas transmasculinas, principalmente o direito ao esporte e à saúde. “A gente precisa estar dentro. Só queremos que as pessoas respeitem a nossa identidade de gênero e os nossos pronomes”, disse Luiz Gabriel.
Em comunicado enviado à imprensa, a Secretaria de Esportes afirma que o objetivo é dar oportunidades para mais atletas participarem, tornando a competição mais inclusiva. “Vamos nos preparar para receber melhor as pessoas no ginásio e nos vestiários e incluí-las na equipe de trabalho”, garantiu Monteiro. “O Recife Bom de Bola 2025 vai atender a todos, fomentando o esporte na cidade e incluindo o público de fora do Recife na nossa competição”, adicionou.
Esta é a 13ª edição do Recife Bom de Bola, evento organizado pela Secretaria de Esportes da Prefeitura do Recife. Em 2024 foram 11 categorias (três no futsal e oito no campo), sendo duas para mulheres e nove para homens. Participaram na última edição 3.275 atletas em 183 times de futsal, com a realização de 383 partidas. No campo foram 16,3 mil jogadores em 543 times, sendo realizadas 1.210 partidas.