A atriz Fernanda Torres será homenageada pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro com a Medalha Pedro Ernesto, considerada a maior honraria do legislativo. A condecoração é uma iniciativa do vereador Felipe Pires (PT) com a coautoria de Maíra do MST (PT), Leniel Borel (PP) e Tatiana Roque (PSB).
A justificativa da proposta, apresentada na última segunda-feira (17) na Casa Legislativa, ressalta a trajetória versátil de Fernanda Torres no cinema, teatro, televisão e na literatura. O texto destaca o prêmio Palma de Ouro de melhor atriz, recebido em 1986, pela sua atuação no filme “Eu Sei que Vou Te Amar”, dirigido por Arnaldo Jabor, e o seu último trabalho, o aclamado filme “Ainda Estou Aqui”, de Walter Salles, que lhe rendeu o Globo de Ouro de melhor atriz neste ano e a disputa pelo Oscar.
“A Fernanda Torres tem uma trajetória impecável no cinema e na TV, sempre trazendo atuações marcantes e histórias que dialogam com o Brasil. O filme 'Ainda Estou Aqui' é um exemplo recente do seu compromisso com a arte como ferramenta de memória e reflexão sobre nossa história. A Medalha Pedro Ernesto é um reconhecimento mais do que merecido pelo seu talento e pela sua contribuição à cultura brasileira. Precisamos honrar nossos artistas e nossa história, precisamos enaltecê-los de forma com que nossa cultura e memória sejam mantidas”, detalha Pires para o Brasil de Fato.
A condecoração ainda não tem data para ser entregue, dependerá da agenda da atriz. A cerimônia promete reunir personalidades do meio artístico, autoridades e admiradores do trabalho de Fernanda Torres. A Medalha Pedro Ernesto é tradicionalmente entregue a personalidades que, com seu trabalho e talento, impactam positivamente a sociedade carioca.