Os desafios enfrentados diariamente na cidade de Curitiba será tema da Audiência Pública "Do Preconceito ao Respeito: Como TRANSformar?", que será realizada nesta quinta feira, 20 de fevereiro, na Câmara Municipal de Curitiba. Por iniciativa da vereadora Giorgia Prates (PT), a audiência vai reunir representantes da administração pública e movimentos sociais.
Apesar da existência de leis que garantem direitos à população trans, a realidade mostra um cenário de exclusão. O acesso ao SUS muitas vezes vem acompanhado de transfobia e desrespeito à identidade de gênero. No mercado de trabalho, a população trans enfrenta altas taxas de desemprego e precarização. No campo da educação, a evasão escolar ainda é alarmante devido à discriminação dentro das escolas. Além disso, a falta de políticas de moradia e segurança faz com que muitas pessoas trans vivam em situação de extrema vulnerabilidade.
A expectativa é que a audiência pública amplie essas vozes e pressione por medidas concretas. "Não adianta só dizer que a cidade é para todes, se na prática parte da população não consegue sequer acessar serviços básicos sem sofrer preconceito. Precisamos de ações reais, e é isso que vamos cobrar nessa audiência", reforça a vereadora.A entrada é gratuita e aberta a todes interessades.
O evento acontecerá às 19h, no auditório do 4º andar, Anexo II da Câmara Municipal e tem como objetivo dar voz à população trans e pressionar o poder público para garantir direitos básicos que ainda são negados. "Nosso trabalho é trazer a demanda da vida real para dentro da política e a população trans é uma das mais vulnerabilizadas, precisamos que as políticas públicas cheguem onde mais se precisa", afirma Giorgia Prates.
A audiência busca um diálogo direto entre as pessoas trans e os gestores responsáveis pelas políticas públicas nas áreas mais críticas. O Brasil segue liderando o ranking mundial de assassinatos de pessoas trans, e o preconceito ainda dificulta o acesso dessa população a serviços essenciais.
SERVIÇO
Data: 20 de fevereiro
Horário: 19h
Local: Auditório do 4º andar, Anexo II – Câmara Municipal de Curitiba (entrada pelo estacionamento atrás da Praça Eufrásio Correa).