O estado do Rio de Janeiro registrou um aumento de mais de 370% no número de incêndios florestais, comparando com a mesma época do ano passado. Somente na segunda-feira (17) foram combatidos 312 focos de incêndio no território fluminense. Os dados foram apresentados pelo Corpo de Bombeiros durante uma coletiva de imprensa realizada na última quarta-feira (19).
“É atípica a quantidade de incêndios florestais que estamos enfrentando no momento. Nos preparamos para as chuvas, e estamos enfrentando além das chuvas, uma onda de calor com esse tipo de repercussão”, destacou o coronel Tarciso Antonio de Salles Junior.
Segundo o Centro Estadual de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden-RJ), Baixada Fluminense, Baixada Litorânea, capital, Região Metropolitana, Norte, Noroeste e Sul fluminense estão com risco alto para incêndios florestais. Apenas a Costa Verde apresenta risco muito baixo para queimadas.
Niterói
No início da semana, o município de Niterói, na Região Metropolitana, foi um dos afetados pelos incêndios florestais. Ao Brasil de Fato, o Corpo de Bombeiros informou que segue atuando na manhã desta quinta-feira (20) para conter o avanço das chamas no Morro do Santo Inácio, localizado entre os bairros de São Francisco e Maceió. A corporação chegou a utilizar helicópteros para pegar água do mar e apagar o fogo.
“Estamos em um momento crítico, com altas temperaturas e o risco crescente de incêndios. É importante que a população também faça a sua parte. Não deixar lixo perto da vegetação e denunciar qualquer foco de incêndio são atitudes que ajudam a proteger nossas áreas verdes”, afirmou a vice-prefeita do município Isabel Swan.