Organizações da área da saúde e movimentos sociais do Distrito Federal promovem um ato em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) e contra a privatização da saúde, em Brasília. A manifestação acontecerá na próxima terça-feira (25), às 15h, em frente à Câmara Legislativa do DF (CLDF) e seguirá até o Palácio do Buriti.
A mobilização é uma resposta à indicação do atual presidente do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF), Juracy Lacerda, ao cargo de secretário de saúde do DF. O nome do gestor foi apresentado pelo governador Ibaneis Rocha (MDB) nesta quinta-feira (20) ao anunciar a saída da secretária de Saúde, Lucilene Florêncio, que estava no comando da pasta desde o início de 2022.
Na divulgação do ato, as organizações apontam que a indicação do presidente do Iges é um “flagrante sinal de avanço do projeto de terceirização na saúde do Distrito Federal”.
O Conselho Regional de Psicologia do Distrito Federal (CRP-DF) destacou em rede social que a saúde pública do DF vem sendo sucateada desde o primeiro Governo de Ibaneis Rocha, “com o crescimento da privatização dos serviços, falta de investimentos, déficit de recursos humanos e deliberado estrangulamento das políticas públicas da saúde com vistas à privatização e entreguismo”.
O Ato em defesa do SUS é organizado por movimentos sociais, sindicatos, conselhos, usuários e trabalhadores. Entre as organizações e movimentos estão o Fórum Revolucionário Antimanicomial, CRP-DF, Conselho Regional de Serviço Social, Conselho Regional de Medicina, Observatório de Saúde Mental (UnB), Saúde Mental e Militância (UnB), Sindicato dos Enfermeiros, entre outros.
Serviço
Ato em defesa do SUS
25/02/2025, terça-feira
15h, concentração na CLDF até o Palácio do Buriti
:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::