No próximo sábado (22) acontece, em Juiz de Fora, cidade da Zona da Mata mineira, a primeira ação do projeto Plantio Solidário deste ano. A ação acontece no bairro Vale Verde e é organizada pelo Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Sem Terra (MST). O ato acontece em conjunto com a comunidade e tem como objetivo plantar e manejar a horta da Creche Municipal Toninho Ventura.
O mutirão conta com mais de uma tonelada de alimentos, provenientes de famílias acampadas e assentadas pelo MST e pela Cooperativa da Reforma Agrária e da Agricultura Camponesa da Zona da Mata (COOPERMATAS), que serão distribuídos aos moradores da comunidade e aos participantes da ação. A atividade tem início às 7h30, com previsão até o almoço.
:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui ::
O Plantio Solidário é organizado a partir de diversos coletivos e movimentos urbanos, em parceria com o MST, promovendo ações que fortalecem as formações de agroecologia em comunidades e proporcionando mutirões de plantios e distribuição de alimentos saudáveis.
Por ser organizado por movimentos populares, o Plantio não conta com recursos governamentais e, portanto, depende de ajudas voluntárias e doações para sua existência.