Quais as perspectivas para os trabalhadores e as trabalhadoras no Brasil de 2025? De que modo a reforma trabalhista, aprovada após o Golpe Parlamentar/Judicial/Midiático de 2016, agravou o panorama do trabalho no país, ainda mais sucedida por um governo de extrema direita em 2018? Que ameaças aguardam centrais e sindicatos neste ano que está começando?
São perguntas que Amarildo Cenci, presidente da CUT/RS, responde em mais uma edição do podcast De Fato. Maior central de trabalhadores do Brasil, a CUT nacional foi fundada em 1984 e hoje reúne mais de três mil sindicatos filiados. No Rio Grande do Sul nasceu no ano seguinte e soma mais de 200 entidades associadas.
A precarização da vida, a retirada de direitos, o surgimento de mais flagrantes de trabalhadores submetidos ao trabalho escravo no interior do estado são outros assuntos do podcast. E como está sendo o diálogo da CUT/RS com os trabalhadores por aplicativos?
São muitas perguntas e muitas respostas que fluem ao longo do programa.
O podcast De Fato é uma produção do Brasil de Fato RS em parceria com o SindBancários de Porto Alegre e Região.
Todo sábado, um entrevistado ou uma entrevistada debaterá os principais fatos em destaque no Rio Grande do Sul, no Brasil e no mundo.
Ficha técnica da edição:
Apresentação: Katia Marko e Ayrton Centeno
Direção: Marcelo Ferreira
Produção: Katia Marko, Saraí Brixner e Clara Aguiar
Roteiro: Ayrton Centeno
Trilha sonora original: Zé Martins
Edição e sonorização: Alexandre Garcia
Técnica: Diego Dorneles
Arte: Clara Aguiar
Voz das vinhetas: Nara Lacerda