Em mensagem divulgada neste domingo (23), o papa Francisco disse que segue o tratamento “com confiança”. Hospitalizado desde 14 de fevereiro, o estado de saúde do cardeal permanece crítico, após o diagnóstico de uma pneumonia bilateral, que seguiu ontem com quadro de asma e queda nas plaquetas.
“Nestes dias recebi muitas mensagens de carinho e fiquei particularmente impressionado com as cartas e os desenhos das crianças. Obrigada por essa proximidade e pelas orações de conforto que recebi do mundo inteiro!”, divulgou hoje a conta oficial do papa, na rede social X, antigo Twitter. “Exorto vocês a continuar com alegria o vosso apostolado e a ser sinal de um amor que abraça a todos, que transforma o mal em bem e gera um mundo fraterno. Não tenha medo de arriscar o amor!”, ressaltou.
“Da minha parte, continuo com confiança minha hospitalização (…) seguindo com os tratamentos necessários; e o descanso também é parte da terapia!”, afirmou o pontífice argentino de 88 anos, em uma mensagem escrita nos últimos dias, para a oração do Angelus dominical. “Peço a vocês que rezem por mim”, acrescentou.
O papa Francisco “passou uma noite tranquila” no hospital, informou o Vaticano neste domingo (23). Hospitalizado desde 14 de fevereiro, o estado de saúde do cardeal permanece crítico após o diagnóstico de uma pneumonia bilateral. A Santa Sé informou no sábado que Jorge Bergoglio havia sofrido uma crise asmática prolongada, que exigiu a aplicação de oxigênio. Fontes do Vaticano indicaram que o comunicado deste domingo evidencia que não se repetiu a crise de sábado, embora o papa continue recebendo oxigênio por uma cânula nasal.
Porém, ao contrário do habitual, ele não tomou café da manhã, nem leu os jornais, segundo as mesmas fontes. O jesuíta argentino, líder da Igreja Católica desde 2013, foi internado no hospital Gemelli de Roma com bronquite, que evoluiu para uma pneumonia bilateral.
O Vaticano anunciou no sábado que “o estado do Santo Padre continua crítico e, portanto, (…) não está fora de perigo”. Francisco “permanece alerta e passou o dia em uma cadeira, mas está sofrendo mais do que no dia anterior”, explicou a Santa Sé.
Além da crise asmática, os exames de sangue também “revelaram uma trombocitopenia, associada a uma anemia, que exigiu a administração de uma transfusão de sangue”.
A trombocitopenia é uma condição que ocorre quando a contagem de plaquetas no sangue de uma pessoa é muito reduzida, o que pode causar problemas para deter hemorragias, e pode ser potencialmente mortal.
“O papa piora”, afirma a manchete de domingo do jornal italiano Corriere della Sera, enquanto o La Repubblica cita o “dia mais sombrio” para o Vaticano.
“A situação é cada vez mais preocupante”, disse Fabrizio Pregliasco, um virologista italiano, ao jornal La Stampa, acrescentando que “as próximas horas e dias serão cruciais”.
*Com AFP