Mantendo a força do Carnaval Multicultural e descentralizado do Recife, este ano a programação das Festas de Momo na capital pernambucana reúne artistas e grupos que mantêm viva a cultura de raiz, como Lia de Itamaracá, a Família Salustiano e a banda Mestre Ambrósio, além de afoxés e grupos de coco. Mas a festa também traz para o Recife grandes artistas de renome nacional e internacional, como Ney Matogrosso, Chico César, Geraldo Azevedo, Elba Ramalho, Alceu Valença, Lenine, Nação Zumbi e Baiana System.
Aqui trazemos a programação dos sete palcos que ficam nos bairros do Recife (o popular Recife Antigo) e Santo Antônio, ambos no centro histórico da cidade. Por estes palcos passam cerca de 180 artistas e grupos culturais que prometem animar os milhões de pernambucanos e turistas que devem visitar o Recife para a maior festividade da capital pernambucana.
Leia: Confira as linhas expressas de ônibus para o Carnaval de Olinda e Recife
Papangus e caretas: cultura popular é central para Carnaval do interior de Pernambuco
Os shows do palco principal, no Marco Zero, serão transmitidos ao vivo através do canal da Prefeitura do Recife na plataforma Youtube. Clique aqui para assistir e procure a transmissão de hoje.
Ainda no bairro de Santo Antônio fica a passarela por onde desfilam as escolas de samba, grupos de bois, caboclinhos e diversas outras expressões culturais e brinquedos populares que participam de concursos carnavalescos. O evento não envolve o mesmo montante de recursos ou atração midiática que os concursos de escolas de samba do Rio e São Paulo, mas são carregados de força, tradição e paixão pela cultura. Não há cobrança de ingresso para assistir aos desfiles.
Veja aqui a programação de quinta a domingo nos sete palcos do centro do Recife, organizados por data. Mais abaixo, a programação de shows da segunda e terça-feira.
Marco Zero
O principal palco de shows das festividades sedia a abertura da festa, nesta quinta-feira (27), com o tradicional encontro de Nações de Maracatu e um grande show de Ney Matogrosso. O palco ainda recebe shows d’O Grande Encontro, João Gomes e Priscila Senna (todos na sexta-feira), Glória Groove e Pabllo Vittar (sábado), Ferrugem e Alcione (domingo), Nação Zumbi e Baiana System (segunda-feira).
Na terça-feira (4), última noite de shows, sobem ao palco Lenine e os tradicionais shows de encerramento da festa, com Elba Ramalho, Alceu Valença e o arrastão do frevo, estendendo o Carnaval até o amanhecer da quarta-feira de cinzas. O Marco Zero fica no bairro do Recife (ou Recife Antigo), na avenida Alfredo Lisboa.
Palco Pernambuco Meu País
A menos e 200 metros do palco principal, o Governo de Pernambuco colocou um palco seu. No jardim do museu Cais do Sertão, o Palco Pernambuco Meu País funcionará com shows das 15h às 19h, para não conflitar com os shows do Marco Zero.
Passam por ele a Família Salustiano (sexta-feira), Mãe Beth de Oxum (sábado), Mestre Ambrósio (domingo), o Grupo Bongar (segunda) e o Maestro Forró com a Orquestra Popular da Bomba do Hemetério (terça-feira). O Palco Pernambuco Meu País funcionará desta sexta-feira (28) à terça-feira (4) e também fica na avenida Alfredo Lisboa, no bairro do Recife.
Praça do Arsenal
Ainda no Recife Antigo, próximo dos dois palcos acima citados, fica o palco da Praça do Arsenal, em frente à Torre Malakoff. Tradicional ponto de encontro de tribos e culturas, a praça recebe shows de Chico César (sexta), Geraldo Azevedo, Coco Raízes de Arcoverde e a Família Salustiano (sábado), Antúlio Madureira e Lia de Itamaracá (domingo), Almério (segunda), Criolo, Joyce Alane e Flaira Ferro (terça). O polo da Praça do Arsenal terá shows da sexta (28) à terça-feira (4).
Samba na rua da Moeda
Ponto de encontro de diversas tribos no centro do Recife, a rua da Moeda tem se consolidado como polo do samba durante o Carnaval. Com programação iniciando cedo, a partir das 17h, o palco da Moeda leva ao público nomes de expressão do samba pernambucano, como Jorge Riba e Helena Cristina (sexta), Karynna Spinelli, Aborto do Cavaco e Maria Pagodinho (sábado), Belo Xis e Gabi do Carmo (domingo), Luísa Pérola (segunda), Xico de Assis e o Pagode do Didi (terça).
Festival Rec-Beat
Com 30 anos de estrada, o Festival Rec-Beat se destaca por promover a diversidade, unindo artistas consolidados na cena nacional, nomes ascendentes no cenário musical, artistas populares que mantém viva as raízes culturais de Pernambuco e de outros estados brasileiros e destaques que têm inovado musicalmente no Brasil e no mundo. No Cais da Alfândega, o Rec-Beat 2025 traz nomes como Mago de Tarso e Yago Oproprio (sábado), Uana e Banda Uó (segunda), Duquesa e Tássia Reis (terça), além de atrações internacionais da Colômbia, Angola, Uganda e Portugal.
Polo Novo Cais
Uma novidade no Carnaval do centro do Recife é o Polo Novo Cais, no bairro de Santo Antônio, a uma ponte de distância do Rec-Beat e também a poucos metros do Pátio de São Pedro. Junto à ponte Maurício de Nassau e ao Armazém do Campo, às margens do Capibaribe, o polo funcionará da sexta (28) à terça-feira (4), com a programação de shows começando sempre às 18h e seguindo até às 1h da madrugada. Ao longo das cinco noites passam pelo palco Bonsucesso Samba Clube (sexta), Geraldo Maia (sábado), Família Salustiano e Jáder (domingo), Tibério Azul (segunda), Miguel Marinho e Dunas do Barato (terça).
Pátio de São Pedro
Também no histórico bairro de Santo Antônio e referência de espaço de encontro das expressões da cultura negra no Recife, o Pátio de São Pedro terá shows de nomes consolidados na cena artística pernambucana, como a Família Salustiano e a banda Mestre Ambrósio (sexta), Lirinha, Martins, Alessandra Leão e Juliano Holanda (domingo), Cátia de França, Igor de Carvalho e Geraldo Maia (segunda) e Otto (terça).