Pela primeira vez, em 2025 os desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro serão distribuídos em três noites no Sambódromo da Marquês de Sapucaí. Os 12 desfiles do Grupo Especial acontecem nos dias 2, 3 e 4 de março, domingo e segunda e terça-feira de Carnaval. Em todas as noites, o início das apresentações está programado para começar às 22h.
Campeã Série Ouro em 2024, que ascende ao Grupo Especial, a Unidos de Padre Miguel abre a primeira noite de desfiles no domingo (2). Em seguida, entra na avenida a Imperatriz Leopoldinense, que conquistou o segundo lugar do Carnaval carioca ano passado. A campeã Viradouro e a Estação Primeira de Mangueira prometem fechar com chave de ouro o primeiro dia
Na segunda (3), desfilam Unidos da Tijuca, a Beija-Flor de Nilópolis, Salgueiro e Vila Isabel. A terceira e inédita noite de desfiles terá Mocidade, Paraíso do Tuiuti, Grande Rio e a homenagem ao Milton Nascimento da Portela fechando o Carnaval 2025 na Sapucaí.
Além da distribuição em três dias, outra novidade deste ano é um acréscimo na duração do desfile. Cada escola terá 10 minutos a mais para cruzar a Marquês de Sapucaí. Com isso, as apresentações poderão ter entre 70 e 80 minutos.
A apuração dos votos que vai decidir a campeã do Grupo Especial acontece na tarde da Quarta-Feira de Cinzas, 5 de março, na Cidade do Samba. O Desfile das Campeãs será no sábado seguinte dos desfiles, no dia 8. Confira o resumo dos enredos.
Como chegar na Sapucaí
A Riotur informa que táxis de companhias autorizadas e o Metrô Rio são os meios mais indicados de chegar ao sambódromo. Nos dias de desfile de Carnaval, os trens saem a cada dez minutos, com o serviço ativo a noite inteira e 24 horas.
Para chegar nos setores pares, o desembarque mais próximo é na estação Praça Onze do metrô, pegando a saída pelo Acesso B (Marquês de Sapucaí), e seguindo em frente para o setor 2.
Já os setores ímpares, a estação Central do Brasil é o ponto de chegada. De lá, aproximadamente 700 metros de caminhada até a Sapucaí, passando pelos carros alegóricos das escolas, pelo Terreirão do Samba e já sentindo a animação do Carnaval pulsar de perto.
Confira a ordem e os horários dos desfiles
Domingo (2)
22h – Unidos de Padre Miguel
23h30 – Imperatriz Leopoldinense
0h50 – Unidos do Viradouro
2h – Estação Primeira de Mangueira
Segunda-feira (3)
22h – Unidos da Tijuca
23h30 – Beija-Flor de Nilópolis
0h50 – Acadêmicos do Salgueiro
2h10 – Unidos de Vila Isabel
Terça-feira (4)
22h – Mocidade Independente de Padre Miguel
23h30 – Paraíso do Tuiuti
0h50 – Acadêmicos do Grande Rio
2h10 – Portela